Neste ano, o VMA aderiu ao conceito de “poucos e bons”. Ao invés de chamar um monte de artistas para performances, como fazem outras premiações, deu sete minutos de discurso para Kanye West, seguidos da estreia do clipe dele, 15 minutos para a performance da Beyoncé e quatro espaços para apresentações da Rihanna. A cantora de “Work”, homenageada com o Video Vanguard Award, foi a verdadeira estrela, em termos de tempo de programa. Ela teve mais tempo no ar que a própria Beyoncé com seus 15 minutos de “Lemonade”, acredita?
As performances de Rihanna duraram 3min48, 4min10, 5min e 5min35. Ou seja, 18min33 só de apresentações – que ela usou para resgatar alguns dos maiores hits de sua carreira. Além disso, ela teve o bloco final da cerimônia para receber o Video Vanguard Award. Com o discurso apaixonado do Drake e o agradecimento dela, foram mais 6min30.
Some aí: 18min33 + 6min30 = 25min (dá para ignorar os três segundos…). Praticamente 1/6 do total da premiação que durou três horas. Em outras palavras, 13,8% do total da cerimônia.