VMA 2011

VMA 2011: As previsões para a premiação que acontece neste domingo

Nosso colunista Alex Alves avalia cada categoria da maior premiação de videoclipes.

Nosso colunista Alex Alves avalia cada categoria da maior premiação de videoclipes.

Desde que anunciou a lista dos indicados às 15 categorias do Vídeo Music Awards 2011, a MTV americana tem sido alvo de ataques de fãs dos mais fortes nomes da música mainstream mundial. A premiação optou, neste ano, por ter “Rolling In The Deep” da cantora Adele como o mais indicado da edição (sete categorias). Kanye West e Katy Perry são, em contrapartida, os artistas mais nomeados de 2011 (ele em onze e ela em nove categorias).

Se em 2010, Lady GaGa reinou sem concorrência com suas 13 históricas indicações, em 2011 ela precisou se contentar com modestas 3 nomeações. Britney Spears, por sua vez, teve apenas duas indicações e pode se considerar feliz. Nomes como Jennifer Lopez, Black Eyed Peãs, Jessie J, Rihanna, Robyn, Shakira e Ke$ha foram, simplesmente, ignorados, enquanto Taylor Swift e P!nk acabaram sendo nomeadas de última hora na categoria “Melhor Clipe com uma mensagem”.

Agora, o POPLine faz as suas previsões para a premiação de 2011, mostrando quem realmente merecia levar os astronautas de prata para casa e quem vai, ao que tudo indica, efetivamente levar tudo, tendo em vista tratar-se de uma premiação cujos vencedores de nove das quinze categorias serão escolhidos pelo público em votações pela internet.

Melhor Videoclipe Pop:

A batalha começa por “Grenade” e “Give Me Everything” dos cantores Bruno Mars e Pitbull, que, na verdade, são nomeações sem sentido, uma vez que nenhum dos dois clipes tem merecimento o suficiente para poderem ser considerados dois dos cinco melhores clipes pop de 2011. “Rolling In The Deep” da cantora Adele, é uma ótima produção, merecedora sim de um Top5. Em se tratando de votação popular, poucas chances teria de levar o prêmio. “Last Friday Night (T.G.I.F.)” foi, com todos os méritos, o melhor videoclipe pop de 2011 e faz juz à indicação e ao prêmio. Todavia, como esta é a única categoria na qual os fãs de Britney Spears podem interferir no sentido de darem à cantora algum prêmio, dificilmente ela sai do Vma`s sem este astronauta.

Quem deveria ganhar: Katy Perry – “Last Friday Night” (T.G.I.F.)”
Quem vai ganhar: Britney Spears – “Till The World Ends”

Melhor Videoclipe Rock:

A categoria rock, vencida em 2010 pelo grupo 30 Seconds To Mars, curiosamente não traz o grupo em 2011, mesmo com o bom videoclipe de “Hurricane” podendo ter sido indicado à categoria no lugar de uma escolha ruim como “The Cave” do grupo Mumford & Sons. Das cinco opções colocadas à disposição, “Pumped Up Kicks” seria a mais plausível para levar o award. Tendo em vista o fato da mesma ser entregue ao mais popular, tudo indica que o Foo Fighters levará mais uma astronauta de prata para casa em 2011.

Quem deveria ganhar: Foster The People – “Pumped Up Kicks”
Quem vai ganhar: Foo Fighters – “Walk”

Melhor Videoclipe de Hip Hop:

O Hip Hop já esteve mais em alta nos EUA há alguns anos. Todavia, não perde seu público cativo e seu espaço na MTV americana. Em 2011, nenhum dos 5 indicados é uma grande produção. A popularidade dos cinco indicados é, também, um elemento que deixa no ar quem deve ser o premiado da noite. Por eliminação, Lupe Fiasco e Lil Wayne não teria público o suficiente para derrubarem os outros três indicados. Chris Brown seria uma opção plausível em 2009. A disputa fica, realmente, entre “All Of The Lights” e “Superbass”. A primeira opção, por ser a união entre dois fortes nomes musicais e a segunda por ser o nome mais popular do gênero em 2011. Como o Vídeo Music Awards se resume a modismos , o award deve ir para Nicki Minaj e seu clichê “Superbass”.

Quem deveria ganhar: Kanye West Feat. Rihanna & Kid Cudi – “All Of The Lights”
Quem vai ganhar: Nicki Minaj – “Super Bass”

Revelação do Ano:
Uma chuva de anônimos e artistas irrelevantes indicados ao prêmio de revelação de 2011. Bons tempos nos quais reclamávamos por indicações a nomes como Ke$ha e 50 Cent. O mais digno a ser feito pela MTV nesta categoria, deveria ser cancelar tudo e entregar o prêmio para a verdadeira revelação de 2011: Rebecca Black – “Friday”

Quem deveria ganhar: Nenhum dos indicados.
Quem vai ganhar: Wiz Khalifa – “Black and Yellow”

Melhor Videoclipe Feminino:

Provavelmente uma das categorias mais disputadas do ano. Eliminamos, inicialmente o videoclipe de Nicki Minaj, por ser o mais fraco dentre as cinco opções. Eliminamos Adele por ser a detentora da menor fã base disposta a passar dias votando em uma premiação da MTV. A disputa fica entre Katy Perry, Lady GaGa e Beyonce. Muito embora “Run The World” de Beyoncé seja o melhor dentre as três opções, provavelmente apenas Britney Spears seria um nome que pudesse competir com Lady GaGa em votações populares no ano de 2011. É dela o award.

Quem deveria ganhar: Beyoncé – “Run The World (Girls)”
Quem vai ganhar: Lady GaGa – “Born This Way”

Melhor Videoclipe Masculino:

Sem perder tempo. Votação popular na qual Justin Bieber é indicado, não tem graça. O award é dele, salvo se forças do universo conspirem por uma luz no fundo do túnel das pessoas que participarem desta votação, o que dificilmente aconteceria.

Quem deveria ganhar: Cee Lo Green – “F*** You”
Quem vai ganhar: Justin Bieber – “U Smile”

Melhor Videoclipe com Colaboração:

Kanye West contra Kanye West. Na categoria de melhor videoclipe de colaboração, o rapper compete contra si mesmo com os videoclipes de “E.T.” e “All Of The Lights”. Em 2010, quem passou pela mesma situação foi Lady GaGa. Nesta categoria, possivelmente o público irá premiar o verdadeiro merecedor do astronauta de prata da MTV.

Quem deveria ganhar: Katy Perry Feat. Kanye West – “E.T.”
Quem vai ganhar: Katy Perry Feat. Kanye West – “E.T.”

Melhor Videoclipe com uma Mensagem:

Categoria anunciada dias após as demais, criada pela MTV para, provavelmente, aliviar a não nomeação de Pink e Taylor Swift ao VMA`s 2011. Fail! Nomeações sem muito sentido: qual seria a mensagem passada por Lady GaGa no VIDEOCLIPE de “Born This Way”? Que dançar de calcinha e sutiã com chifres de plástico é algo legal? Indicações a artistas como Marsha Ambrosius seriam mais condizentes. Entretanto, estamos falando do Vídeo Music Awards. Voltemos ao planeta teen. “Firework”, “Mean” e “Fucking Perfect” trazem a mesma mensagem: se ame. Mesmo tema que é visto em aproximadamente 200 videoclipes todos os anos e que, vez por outra, choca (ou chocava) por misturar com temas como homossexualismo, anorexia e depressão. A única produção que sai um pouco deste ambiente óbvio é “Love The Way You Lie” de Eminem em parceria com Rihanna (que mesmo assim, não é um primor de videoclipe e tampouco passa uma mensagem interessante). Entretanto, dos cinco indicados, o que mais impactou no mercado americano foi a produção de Pink, que tem tudo para levar o astronauta de prata caso Lady GaGa a permita.

Quem deveria ganhar: Eminem Feat. Rihanna – “Love The Way You Live”
Quem vai ganhar: P!nk – “Fucking Perfect”

Melhor Videoclipe do Ano:

Inexplicável a nomeação de “Grenade” do cantor Bruno Mars a esta categoria. Muito embora o single seja bom, o videoclipe tem uma péssima edição e direção falha. Mas a maior surpresa da noite foi a nomeação do desconhecido Tyler The Creator ao premio mais importante da noite. Tudo isso, provavelmente, em uma forte jogada de marketing, uma vez que a emissora já sabia da rivalidade existente entre o cantor e Bruno Mars. Tyler já chegou a declarar que gostaria de assassinar Bruno Mars a facadas e jogar seu corpo de um helicóptero em voo. Perda de tempo. Nenhum dos dois tem chances de levar o award. O videoclipe dos Beastie Boys poderia ser uma boa opção ao award, assim como o bem produzido “Rolling In The Deep”. Todavia, tudo indica que Katy Perry levará o award mais cobiçado da noite com o mediano videoclipe de “Firework”.

Quem deveria ganhar: Adele – “Rolling In The Deep”
Quem vai ganhar: Katy Perry – “Firework”

Melhor Direção de Arte (categoria técnica):

Mais uma categoria de Kanye West contra Kanye West. Poucas chances para os videoclipes do Death Cab For Cutie e Adele neste award. A disputa fica entre os outros três indicados. Se justiça for feita, o astronauta de prata vai para “Power”.

Quem deve ganhar: Kanye West Feat. Dwele – “Power”

Melhor Coreografia (categoria técnica):
O conceito de coreografia parece ter ganhado novo sentido para os produtores da MTV. “The Lazy Song” de Bruno Mars e “Party Rock Anthem” não apresentam coreografias, em si dizendo (muito embora sejam boas produções). “Till The World Ends” de Britney Spears até traz sua coreografia própria, enquanto “Judas” faz com que Lady GaGa arrisque seus passos desengonçados. Nenhuma, entretanto, se compara à real merecedora desta categoria em 2011: Beyonce.

Quem deve ganhar: Beyoncé – “Run The World (Girls)”

Melhor Cinematografia (categoria técnica):
Categoria técnica mais concorrida da noite, cujo vencedor é uma incógnita. Dos cinco indicados, provavelmente apenas “Teenage Dream” de Katy Perry tenha menos chances de levar o prêmio. Dos demais, qualquer opção é merecedora de um astronauta de prata. “Hurricane” do grupo 30 Seconds To Mars, entretando, leva breve vantagem no quesito, assim como “Rolling In The Deep” da cantora Adele, que deve sair com este award.

Quem deve ganhar: Adele – “Rolling In The Deep”

Melhor Edição (categoria técnica):
Categoria muito discutível em 2011, tendo em vista a baixíssima qualidade na edição da maioria dos videoclipes lançados neste ano. “Rolling In The Deep”, “Hurricane” e “E.T.” são os três nomes mais fortes da categoria. O award, por sai vez, tem tudo para ir à parceria entre Katy Perry e Kanye West.

Quem deve ganhar: Katy Perry Feat. Kanye West – “E.T.”

Melhores Efeitos Especiais (categoria técnica):
Uma das categorias na qual os fãs de Britney Spears e Lady GaGa mais reclamaram pela ausência de ambas. Oras, revendo a videografia de ambas em 2011, não há surpresa alguma pela não indicação de nada lançado por alguma delas (no máximo, “I Wanna Go” de Britney Spears poderia ter sido indicada pelos efeitos especiais que deixaram seu corpo sarado, incondizente com a realidade vista no mundo real.

Voltando aos verdadeiros indicados, cinco excelentes exemplos de videoclipes que souberam usar os efeitos especiais disponíveis no mercado sem caírem no ridículo. Provavelmente, Kanye West não sai sem este award, seja pelo seu videoclipe solo, seja pela sua parceria com Katy Perry.

Quem deve ganhar: Katy Perry Feat. Kanye West – “E.T.”

Como todos sabem, o Video Music Awards é uma premiação imprevisível e tudo pode acontecer! Até mesmo os piores videoclipes saírem com a maioria dos awards (o que geralmente acontece). Resta saber como o público vai lidar com o poder de premiar as melhores produções videoclipticas em 2011.

Por: Alex Alves

Destaques

#Internacional

A época de natal é aquela que une a família e une também estilos musicais! As canções temáticas têm um papel especial em trazer...

#Internacional

"All I Want For Christmas Is You" lidera as paradas todos os anos e isso significa um dinheirão para a conta de Mariah Carey....

#Internacional

Lady Gaga prepara lançamento de seu álbum novo, o LG7, para fevereiro. Confira os colaboradores envolvidos!

Copyright © 2006-2024 POPline Produções Artísticas & Comunicações LTDA.

Sair da versão mobile