Ainda durante a transmissão do Oscar 2023, no domingo (12/3), um vídeo começou a viralizar nas redes sociais: a reação de Angela Bassett ao anúncio da vitória de Jamie Lee Curtis na categoria melhor atriz coadjuvante. Angela não sorri e o enquadramento da câmera não deixa ver se ela aplaude ou não a colega. É como se ela permanecesse imóvel. Confira o vídeo:
Enquanto muitas pessoas criticaram Angela Bassett por não cumprir o protocolo esperado de simular felicidade por quem ganha, tantas outras pessoas parabenizaram a atriz exatamente por isso. “A reação da Angela Bassett mostra o quanto esse Oscar teria significado para ela”, escreveu Spencer Althouse, diretor editorial do Buzzfeed.
Leia mais:
- Oscar 2023: Imprensa internacional aclama performance de Lady Gaga
- Oscar 2023: Filme “Elvis” perde em todas as categorias às quais foi indicado
- Mídia especializada aclama performance de Rihanna no Oscar 2023
- Oscar 2023: veja a lista completa de vencedores!
A atriz de 64 anos concorria por sua atuação com Rainha Ramonda no filme “Pantera Negra: Wakanda Para Sempre” (2023), da Marvel. Foi sua segunda indicação ao Oscar. Ela já havia sido nomeada – na categoria melhor atriz – quando interpretou Tina Turner no filme “Tina – A Verdadeira História de Tina Turner” (1993). Na época, perdeu para Holly Hunter (por “O Piano”), o que foi considerado uma injustiça.
Vitória de Jamie Lee Curtis no Oscar não foi uma surpresa
A vitória de Jamie Lee Curtis no Oscar já era esperada. Ela venceu o SAG Awards – premiação do Sindicato de Atores de Hollywood, que também vota no Oscar. Além disso, é muito difícil que atores de filmes de super-heróis sejam premiados. Nestes casos, a indicação já é sempre surpreendente, pois não é o tipo de produção que a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas valoriza.
No tapete vermelho do Oscar, porém, Angela Bassett exaltou “Pantera Negra”. “Foi extraordinariamente especial fazer esse filme com Ryan Coogler, o elenco, a equipe, os produtores. Todos tinham a excelência como norte”, declarou.