banner com link para rádio globo
Foto: YouTube @steviewonder
in

Em novo vídeo, Stevie Wonder clama pela proteção do sistema eleitoral dos EUA

“Parem com a hipocrisia. Parem com essa bobagem. Se você se importa com nossos direitos, faça o seu trabalho,” disse ele.

Stevie Wonder publicou um novo vídeo na internet, onde aparece clamando ao senado americano pela proteção dos direitos eleitorais do povo dos Estados Unidos. Isso aconteceu após políticos locais travarem debate acerca de uma nova legislação que poderá alterar todo o sistema eleitoral do país.

Leia Mais:

Stevie Wonder. Foto: Rich Polk/Getty Images (Uso autorizado POPline)

Batizado de “Freedom to Vote: John R. Lewis Act”, o projeto representaria uma mudança na forma como as eleições dos Estados Unidos são realizadas, incluindo como os votos são cadastrados e computados e como os distritos parlamentares, também conhecidos como distritos eleitorais, são sorteados pelo senado.

“Qualquer senador que não possa apoiar a proteção dos direitos de voto nos Estados Unidos da América não pode dizer que apoia a Constituição. Parem com a hipocrisia, parem com essa bobagem. Se você se importa e apoia nossos direitos, faça o seu trabalho. Você não pode agradar a todos, mas pode proteger a todos nós. A obstrução não está funcionando para a democracia,” disse Stevie Wonder no vídeo.

Assista ao vídeo completo:

Os republicanos há muito se opõem ao projeto e dois senadores democratas, Joe Manchin, da Virgínia Ocidental, e Kyrsten Sinema, do Arizona, que são necessários para levar o projeto adiante, continuam relutantes em manifestar apoio por causa de sua oposição às mudanças nas regras de obstrução do senado americano. A obstrução, ou filibuster em inglês, é uma tática empregada pelos opositores de uma proposta de lei para impedir a aprovação final da medida.

Stevie Wonder sempre teve uma voz ativa nos Estados Unidos, quando se trata de alertar legisladores. No ano passado, ele foi uma das muitas celebridades que lançaram vídeos apoiando os esforços para a formação da primeira comissão federal de justiça racial encarregada de examinar a história de racismo sistêmico do país.

Escrito por Mari Pacheco

POPline na Rádio Globo: estreias de Israel & Rodolffo, Mano Walter e mais

Robert Pattinson fala pela primeira vez sobre mais filmes do Batman

“The Batman”: Veja novo trailer legendado do filme