A série “A Vida Mentirosa Dos Adultos” estreou na Netflix na quarta (4/1), com seis episódios. O programa, de origem italiana, acompanha a personagem Giovanna da passagem da infância para a adolescência na década de 1990 em Nápoles. A história é derivada de um livro da premiada escritora Elena Ferrante.
> Siga o perfil do POPline Geek no Instagram para ficar por dentro das novidades!
A obra pode ser lida em português desde 2020 no Brasil, graças a editora Intrínseca. O título é o mesmo da série da Netflix: “A Vida Mentirosa dos Adultos”. Confira a capa e a sinopse:
“A vida mentirosa dos adultos” traz as marcas registradas de Ferrante, como o olhar feminino e a narrativa sob pressão, capaz de abordar temas cada vez mais profundos. A história gira em torno das descobertas perturbadoras da protagonista, Giovanna, a respeito da vida adulta. Aos doze anos, ouve o pai dizer que ela é feia e, pouco tempo depois, ele deixa a família e o confortável apartamento no centro de Nápoles para nunca mais voltar. Na verdade, o pai a compara com a tia, irmã dele, persona non grata na família, sinônimo de tudo considerado mau e indesejável. Começa, então, a jornada de Giovanna em direção à parte baixa de Nápoles, região mais pobre da cidade, para conhecer a tia renegada.
Os encontros com a tia Vittoria são o ponto de partida para o embate com inúmeras questões existenciais, que de certa forma preparam a passagem de Giovanna para a vida adulta. Nessa busca solitária, ela se defronta com os erros e pecados cada vez mais aparentes de pais outrora perfeitos e o despertar da própria sexualidade. Ao longo dos anos, acompanhamos os percalços da transição da infância protegida de Giovanna para uma adolescência exposta às complexidades daqueles que a cercam, evocando também a possibilidade de levar a vida adulta como nenhuma outra mulher fizera até então.