Luminate aponta que 2,32 milhões de álbuns de vinil foram vendidos na semana que terminou em 22 de dezembro, a última semana antes do Natal.
De acordo com a Billboard, esse foi o maior período de vendas de LPs desde que a Luminate começou a rastrear eletronicamente as vendas de música em 1991. Além disso, essas vendas nos Estados Unidos também atingiram a marca de mais de 2 milhões em dezembro de 2021. Assim, mostrando a presença eterna de álbuns como presentes de Natal. As informações são do Digital Music News.
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O álbum mais vendido foi ‘Midnights’, de Taylor Swift, alcançando 68 mil cópias de vendas. Parte desse sucesso, de acordo com o Digital Music News, pode ser atribuída à disponibilidade de cinco variantes de vinil – incluindo uma exclusiva da Target.
As vendas de álbuns de vinil para o ano de 2022 são de 41.891, o que representa um aumento de 3,6% em comparação com 2021. O formato ainda continua a representar a maior parte de todas as vendas de álbuns físicos — com 63% das vendas físicas no formato de vinil. O estoque limitado das fábricas em comparação com o grande número de gravadoras em todo o mundo ajuda a contribuir para as restrições de oferta de LPs.
A era do vinil
A era do vinil das décadas de 1960 e 1970 atingiu o pico em 1978, com vendas unitárias de 341 milhões e receita de $ 2,5 bilhões antes de um declínio constante. O mercado entrou em queda em 2005, com apenas US$ 14 milhões em vendas naquele ano.
No entanto, as vendas de LPs aumentaram e renderam US$ 1 bilhão até o final de 2021, representando 7% de toda a receita de música e 12% do total de unidades vendidas.
O Digital Music News aponta que os fatores motivadores para uma nova geração que está sendo exposta a LPs de vinil pela primeira vez é uma apreciação da ‘autenticidade’ e do ‘calor’ dos discos. No entanto, ainda segundo o site, os ‘novatos’ consumidores do formato também estão valorizando mais a embalagem e a arte dos álbuns que consomem — antigos e novos.