Adorado por crianças e adolescentes, Shawn Mendes chocou e decepcionou grande parte de seu fandom ao admitir à revista Rolling Stone que fuma maconha. O cantor, que cunhou uma imagem de “certinho” perante o público (uma alternativa saudável ao então problemático Justin Bieber), pegou grande parte dos seguidores de surpresa. Há fãs quebrando CDs e dizendo que não gostam mais do cantor. A maioria é menor de idade. As redes sociais estão cheias de comentários do tipo.
eu realmente to muito mal com tudo isso que tá acontecendo, eu nunca em toda minha vida imaginei que o shawn fumasse maconha, e ainda por cima admitir que gostava da hailey, já que ele quis assim a partir de hj eu não faço mais parte dessa fanbase e admiro as que ainda permanecem pic.twitter.com/MSPmU2zDD4
— belle (@cubanfairyj) November 26, 2018
Shawn Mendes tem 20 anos e é do Canadá, onde a maconha é legalizada desde junho. De acordo com a lei, qualquer pessoa maior de idade (18 anos) pode comprar até 30 gramas de maconha por vez no país. Na entrevista para a Rolling Stone, Shawn narrou uma experiência em Amsterdã, na Holanda, onde o consumo da erva também é legalizado. “Eu amo maconha. Eu não twittaria isso – não ainda, pelo menos – mas é realmente bom para mim. Quando estou em casa, vou fumar e depois tocar violão por sete horas”, declarou.
Depois da divulgação da entrevista, Shawn Mendes reclamou nas redes sociais que o veículo havia direcionado a matéria para suas declarações “polêmicas”. A capa da revista diz: “confissões de um ídolo pop neurótico”. “Claro que tenho minhas inseguranças e lutas, mas isso é apenas uma parte de mim”, reclamou o cantor, “às vezes, o lado positivo de uma história nem sempre é contado, e eu gostaria que tivesse acontecido aqui. Eu amo o que faço e amo muito vocês”.