O POPline terminou 2019 perguntando aos leitores qual foi o melhor álbum/EP de artista nacional. A enquete recebeu 16 mil votos e já temos o Top 10 com a opinião popular. Confira:
10) Tiago Iorc – “Reconstrução”
O quinto álbum de estúdio do cantor-compositor foi lançado de surpresa de madrugada e impactou a cena pop nacional. É um álbum visual, com 13 faixas e 13 clipes, todos divulgados de uma só tacada. Tiago não deu entrevistas para promover o trabalho e deixou as letras falarem por si só. A música “Desconstrução” lhe rendeu um Grammy Latino. Recebeu 3% do votos.
09) Rouge – “Les 5inq”
Esse é tanto o primeiro álbum do Rouge desde 2005 quanto a nova despedida da girlband. Ele compila as cinco faixas que tinham sido lançadas no EP “5” – como “Dona da Minha Vida” e “Solo Tu” – e traz um solo de cada uma das integrantes, algo inédito na discografia do Rouge.Recebeu 3% do votos.
08) Claudia Leitte – “Bandera Move”
Com esse EP, a cantora voltou a trabalhar com conjunto de músicas ao invés de singles avulsos. São quatro faixas, encabeçadas por “Bandera”, que dita o conceito do projeto e da turnê nova dela. Recebeu 3% do votos.
07) Gloria Groove – “Alegoria”
A drag queen reuniu quatro músicas autorais neste EP: cada faixa é uma metáfora para um tema que ela desejava tratar. Todas contam com clipes. As canções exploram sonoridades diferentes e tratam de militância, pink money e fervo. Recebeu 3% do votos.
06) Luísa Sonza – “Pandora”
O álbum de estreia de Luísa Sonza traz oito faixas, sendo sete de co-autoria dela. Há participações de Pabllo Vittar, Gaab e Vitão, com destaque para o single “Garupa”. Quase todas as músicas já ganharam clipes. Recebeu 4% do votos.
05) Luan Santana – “Viva (Ao Vivo)”
Com o conceito de alinhar tecnologia e romantismo, o cantor gravou seu quinto álbum ao vivo com uma megaprodução em Salvador. O repertório traz alguns de seus grandes sucessos acompanhados de uma grande leva de inéditas, incluindo os hits “quando a bad bater” e “água com açúcar”. Recebeu 7% do votos.
04) Jão – “Anti-Herói”
O segundo álbum do cantor-compositor trata de um namoro que não deu certo. As músicas narram detalhes do relacionamento tóxico, ora apontando o dedo ora assumindo a culpa e pedindo desculpas. “Enquanto Me Beija” foi o primeiro single. Recebeu 10% do votos.
03) Pabllo Vittar – “111 1”
A drag queen decidiu dividir seu terceiro álbum em duas partes – dois EPs, por assim dizer. A primeira é essa e traz músicas em inglês, português e espanhol, além de participações de Psirico e Charli XCX. As canções em português, “Amor de Que” e “Parabéns”, são os maiores sucessos. Recebeu 15% do votos.
02) Ludmilla – “Hello Mundo”
O primeiro álbum ao vivo da cantora acabou ganhando também uma versão de estúdio, com dez faixas. Ludmilla emplacou o single “Favela Chegou” (com Anitta) no último Carnaval. Há ainda participações de Léo Santana, Jão, Ferrugem e Simone & Simaria. Recebeu 18% do votos.
01) Anitta – “Kisses”
Primeiro álbum internacional e visual da Anitta. São dez músicas e dez clipes, com letras em português, inglês e espanhol. Passa por pop, pop latino, reggaeton, funk, R&B, eletropop e MPB, com participações de Becky G, Ludmilla, Snoop Dogg, Swae Lee, Prince Royce, Caetano Veloso, entre outros. O grande hit é “Onda Diferente”, com Ludmilla e Snoop Dogg. Recebeu 29% do votos.