Foto: Divulgação/Reprodução YouTube
in

QR Code: veja as 5 ações estratégicas na música em 2020

Com a facilidade na leitura do QR Code diretamente pela câmera de um celular, que anteriormente só era possível através de um aplicativo externo, o mercado da música incorporou a dinâmica do digital em ações estratégicas.

Ao longo do ano atípico de 2020, a sociedade foi impactada com o convite de efetuar a leitura do código, seja para fazer alguma doação especial ou para salvar singles, álbuns ou playlists.

Pensando nessas novas dinâmicas de consumo, o POPline.Biz é Mundo da Música reuniu as 5 formas estratégicas em que o QR Code esteve presente na indústria musical e que, certamente, ficarão como uma herança para 2021.

1. Lives

Com a popularidade das lives, o QR Code virou sinônimo de ações de solidariedade em meio aos desafios socio-econômicos da pandemia e também, espaço para ativação de marcas em 2020.

Realizada em abril, a live da dupla Sandy & Junior Com mais de dois milhões de acessos simultâneos, os dois conseguiram bater recorde de doações, arrecadando, no total, R$ 1,8 milhão. Dessa valor, R$ 1,32 milhão foi de doações do espectadores em prol do Fome de Música, projeto que tem por objetivo arrecadar e destinar alimentos para quem precisa. Ao todo, foram mil toneladas de alimentos para o Mesa Brasil do Sesc.

Foto: Live Sandy & Junior/Reprodução YouTube

 

2. Pre-Save e Spotify Codes

Uma das principais ações estratégicas deste ano para aumentar o engajamento nas plataformas de streaming, o Pre-Save foi utilizado como uma ferramenta para facilitar o acesso a uma lista agregadora de plataformas no qual, os fãs escolheriam a sua favorita e salvavam o single ou álbum, antes do lançamento.

Com resultado positivo no desempenho do algoritmo nas plataformas, a nossa colunista Marina Mattoso explicou detalhes sobre essa estratégia, para conferir clique aqui.

Em paralelo, o Spotify Codes também pode ser utilizado para indicar canções e agilizar o processo de busca na plataforma. Após o lançamento da música na plataforma, é possível gerar diferentes códigos que podem levar até um single, álbum, uma playlist ou até a página de um artista. O QR Code pode ser escaneado pela câmera do celular ou com o upload da imagem de um Spotify Code, a partir da barra de busca do aplicativo.

Para gerar o Spotify Codes, acesse aqui.

 

3. Ações Especiais

 

Antes da pandemia, a cantora Pabllo Vittar realizou uma ação estratégica com Pre-Save para o lançamento do single “Tímida”.

Uma das criações tratou-se de um desafio interativo, inédito e especial aos seguidores da cantora, que levou dezenas de fãs em busca de um mural escondido pelas ruas de São Paulo para ter acesso a um conteúdo em primeira mão com link pre-save do novo single de Pabllo.

A dica dos desafios foram dadas no perfil da Central de Fãs da cantora e em seguida compartilhada pela própria artista nos stories de seu instagram, onde é seguida por milhões de pessoas.

Para essa ação, foi utilizada ainda a tecnologia de geolocalização para garantir a exclusividade do material apenas para quem achasse o mural.

 

 

4. Presskit

 

Para o recente lançamento de “Recruta”, single da cantora Daya Luz em parceria com Pepita, foi enviado um presskit a influenciadores que foram “recrutados” para conferir o clipe do novo lançamento.

A ação foi personalizada, de forma nominal, para todos os recrutados.

Foto: Divulgação/K2L

A artista esteve nos estúdios do POPline.space para falar sobre o novo single, saiba mais clicando aqui.

 

5. Marcas

No último mês, o cantor Wesley Safadão anunciou a “Caixinha de Hit”, uma edição limitada que lançou a nova música do artista, a “Love Misturado”.

A Caixinha de Hit foi fruto da parceria entre: Skol, Wesley Safadão, Som Livre e a agência GUT que, juntos, trouxeram uma nova estratégia de lançamento musical. Ao comprar a edição limitada de SKOL, que traz um QR Code que destrava a música, os fãs garantiram acesso exclusivo ao single, 48h antes do lançamento nacional.

A ação reflete também o crescimento de ações estratégicas entre publicidade e música ao longo de 2020.

 

Escrito por Láisa Naiane

“Modo Turbo” completa 7 dias no topo do Spotify Brasil

Vídeo: Billie Eilish surpreende fãs ao mostrar resultado de procedimento capilar que deu muito errado