O sonho de concorrer e possivelmente ganhar um Oscar pode não estar tão fácil assim para Doja Cat, que tem na música “Vegas”, para o filme “Elvis”, sua grande aposta para a premiação. Mas, afinal.. Ela pode ou não pode concorrer ao Oscar?
Leia mais:
- Doja Cat brinca com fãs no Twitter sobre a sonoridade de novo álbum
- “Elvis”: Filme chega a R$ 18 milhões de bilheteria no Brasil
- “Say So”, de Doja Cat, chega a 1 bilhão de streams no Spotify
- Por que Harry Styles não foi escalado para estrelar o filme “Elvis”?
Dirigido pelo cineasta Baz Luhrmann (“Moulin Rouge”, “O Grande Gatsby”), “Elvis” é um dos grandes sucessos do cinema internacional em 2022 e foi amplamente aclamado pela crítica especializada, aparecendo como um forte candidato na temporada de premiações de 2023.
Mas no quesito música, algumas tecnicalidades do Oscar podem impedir Doja Cat de levar sua indicação pela música “Vegas”.
Interpolação e interação dos compositores com o filme
Para começar, uma das regras do Oscar pede que todos os compositores da música a ser indicada tenham tido interação direta com a produção do filme, sendo a faixa o resultado dessa interação criativa. E é aqui que a coisa pega, como aponta uma publicação do site Variety.
Por usar uma interpolação da música “Hound Dog”, de 1950, os compositores da faixa, Jerry Leiber e Mike Stoller, foram devidamente creditados. Leiber morreu em 2011 e Stoller não teve nenhum envolvimento com a composição de “Vegas” e nenhuma interação com a produção do filme “Elvis”.
Mesmo com algumas exceções, que podem colocar Doja Cat na corrida ao Oscar 2023, essa regra que deixa as chances da artista concorrer ao Oscar um pouco mais difíceis. Apesar disso, especialistas do cinema apontam para o fato dessa regra não ser necessariamente “determinante”. Para os jurados focam mais na regra de que deve ter “uma parte claramente audível, inteligível e substancial da música no filme”.
O tempo da música de Doja Cat no filme
Com um rap totalmente original, composto por Doja Cat especialmente para o filme, “Vegas” aparece 45 segundos durante o longa metragem, o que deve dar tempo suficiente para a faixa ser cogitada ao Oscar. Mas, aqui, outro problema aparece.
Entretanto, na listagem de produção do filme, que descreve todos os momentos musicais do longa, com suas durações e compositores, a música aparece com os créditos dos compositores de “Hound Dog”, o que pode dificultar a escolha dos jurados pela música na categoria de Melhor Canção Original, exatamente pela regra já citada anteriormente.
As submissões ao Oscar 2023 acabam no dia 1º de novembro.