in ,

Vanessa da Mata lança “Quando Deixamos Nossos Beijos na Esquina”, o álbum mais autoral da carreira


Colecionadora de hits radiofônicos na última década, Vanessa da Mata lança nesta sexta-feira (31) seu sétimo álbum de estúdio, “Quando Deixamos Nossos Beijos na Esquina”, o primeiro produzido inteiramente pela própria cantora, que propunha arranjos diretamente aos músicos, criando a dinâmica sonora do álbum como captação de voz, mixagem, acentuando ou reduzindo as intenções dos instrumentos em função de cada canção.

Abençoada inicialmente por Chico César e Maria Bethânia, Vanessa continua fazendo a ponte perfeita entre regionalismo, vida urbana e mais do que nunca o amor. “Quando Deixamos Nossos Beijos na Esquina” prossegue seus achados poéticos e melodias intuitivas. Suas canções não nascem no violão ou piano, não acontecem no estúdio. Elas surgem em sua mente pelos cafés do mundo, seu lugar preferido para rascunhar letras, inventar harmonias.

“Nossos desenhos se aproximam. As araras, as árvores, os animais, os homens, o planeta. A história de todos nós, todos lutando pela sobrevivência de seus próprios sentimentos no dia a dia. Meu disco trata disso, com músicas leves e curtas letras. O pop romântico, a brasilidade, a canção, o reggae californiano, os ritmos dançantes. Fiz questão de juntá-los sem distinção. Intelectuais e populares”, define Vanessa.

Um dos destaques do novo trabalho é a participação do rapper baiano Baco Exu do Blues. Com seu canto incisivo na malemolente e africana “Tenha Dó de Mim”, ele ajuda a anunciar o clima de festa que também invade o álbum. Assim como “Debaixo da Saia Dela” que tem na guitarra de Davi Moraes o motivo para lembrarmos dos deliciosos sambas de Riachão.

Ouça: