A Globo realizou o Upfront 2023 nesta quinta-feira (27), no Memorial da América Latina, em São Paulo. O evento é direcionado a agências de publicidade e anunciantes, para apresentação das possibilidades comerciais e inovações em formatos para o próximo ano.
O Upfront 2023 também apresentou as novidades da programação: a volta do Linha Direta, agora apresentado por Pedro Bial, e o novo reality de gastronomia Minha Mãe Cozinha Melhor Que a Sua, que será apresentado por Leandro Hassum, com análise de pratos pelos chefs João Diamante e Paola Carosella.
No evento foram apresentados diversos conteúdos com inovação de tecnologia em uma comunicação 360° por meio do ecossistema da Globo que integra a TV aberta, 26 canais por assinatura, o streaming e produtos digitais.
Leia Mais:
- Globo anuncia retorno do “Linha Direta” com Pedro Bial no comando
- Veja a data e horário do debate para presidente na Globo
- Sem praia? “No Limite” renova temporada com cenário radical
No evento, o diretor-presidente da Globo, Paulo Marinho, ressaltou o compromisso da empresa com o Brasil, o público e o mercado, e o portfólio de marcas que falam com milhões de brasileiros todos os dias, que geram conversas, criam tendências e engajamento.
“Uma midiatech com uso cada vez maior de inteligência de dados para atender os interesses do público e as estratégias dos parceiros”, afirmou.
Marinho lembrou ainda a adesão da Globo à agenda ESG e ao Pacto Global, com diversidade e inclusão nos conteúdos e nas equipes.
Ainda no evento, a diretora de Negócios Integrados em Publicidade, Manzar Feres, apresentou as novidades em formatos comerciais e dados da Kantar, que mostram que a emissora se comunica com 140 milhões de pessoas.
“A Globo fala com 140 milhões de pessoas semanalmente, no linear e no digital. Em um único dia, segundo dados da Kantar, o conjunto de canais e plataformas da globo alcança 41% da população brasileira. Em uma semana, 70%; em um mês, 87%”, afirmou.
Entre os novos formatos, foi apresentado o Globodai, um modelo que possibilita a entrega de anúncios diferentes para segmentos distintos nos intervalos comerciais da TV Globo e nos canais de TV por assinatura.
O Pause Ads está disponível para as marcas que entendem o desejo do consumidor de não ser interrompido quando está assistindo a um conteúdo. No momento em que esse consumidor pausar, entra a exibição da marca, de forma orgânica e com o consumidor no comando.
Foi apresentado ainda o Gama, um marketplace de publicidade aberto que será lançado a partir de novembro. A plataforma pretende oferecer a tecnologia da Zander, com uso estratégico dos dados primários da Globo e de todos os provedores de dados parceiros para extrair o maior valor possível da publicidade programática. Além de um inventário premium do grupo e de todos os publishers já integrados ao ecossistema programático e de todos os que ainda estão chegando.
A nova estrutura dos Estúdios Globo
A partir de novembro, os Estúdios estarão estruturados em três pilares – Conteúdo, Produção e Talentos, com uma área transversal de Diversidade e Inovação em Conteúdo. O anúncio foi feito pelo diretor dos Estúdios Globo, Ricardo Waddington.
No pilar de Conteúdo, para garantir múltiplas narrativas, gêneros e formatos para todas as plataformas e para o público, os autores passarão a estar, junto com os diretores artísticos, subordinados aos Gêneros, hoje comandados por José Villamarim (Dramaturgia), Boninho (Variedades/Realities e Shows), Mariano Boni (Variedades/Pauta) e Raoni Carneiro (Projetos Especiais e Canais Pagos). Com esse modelo, saem fortalecidas a gestão dos criadores, representados por autores e diretores artísticos, a evolução das narrativas e a busca por novos formatos.
Já no de Produção, Fabiana Moreno passará a responder pela Produção, Inteligência e Performance, num desenho capaz de oferecer diferentes modelos de produção para todas as plataformas, estabelecendo parcerias.
Por sua vez, no de Talentos está organizado para assegurar a evolução contínua do modelo de relacionamento com atrizes e atores, cenógrafos, figurinistas, produtores de arte, produtores musicais, caracterizadores, diretores de fotografia, entre outras funções de produção artística. A gestão dos talentos artísticos continuará sob a responsabilidade de Adélia Croce e a dos talentos de produção artística a cargo de Bernardo Portugal.
Samantha Almeida, até então diretora de Criação de Conteúdo, vai assumir a recém-criada área de Diversidade e Inovação em Conteúdo. Alinhados aos compromissos assumidos pela Agenda ESG da Globo, especialmente aos relacionados ao impacto social dos conteúdos e ao da promoção da diversidade e da inclusão nos conteúdos e nas equipes, os Estúdios Globo criaram essa diretoria, transversal a todas as demais e também subordinada a Ricardo Waddington.
“Estou muito feliz com esse novo desenho. Acho que estamos conseguindo responder aos desafios que o mercado está trazendo e também aos que fomos identificando internamente, a partir de uma nova realidade e de uma Globo em permanente transformação. Estamos mais preparados para produzir em diferentes formatos, para diferentes plataformas, em diferentes modelos. Cada vez mais abertos para produzir em parceria, equipando nossos criadores e os nossos talentos artísticos para novas narrativas, linguagens, olhares e formatos. Em absoluta sintonia com as pautas da sociedade e do país e alinhados aos compromissos ESG da Globo. Não tenho dúvidas de que um entretenimento mais diverso é um entretenimento mais potente e mais conectado e engajado com o Brasil e com os seus desafios”, explicou Ricardo Waddington, diretor dos Estúdios Globo.