O Universal Music Group (UMG) retirou seu catálogo de música da plataforma de vídeo de curta duração Triller – aplicativo de compartilhamento de vídeo de formato curto com sede nos EUA e rival direto do TikTok. De acordo com publicação do Music Business Wordwide (MBW), a plataforma vem tendo diversos problemas com a indústria musical por causa do tratamento dos direitos autorais.
A decisão, anunciada nesta sexta-feira (5), pela Universal Music Group mostra que a empresa ecoou esse sentimento e que, por isso, retirou seu enorme catálogo de música do serviço. “Não trabalharemos com plataformas que não valorizam artistas. Triller vergonhosamente reteve os pagamentos devidos aos nossos artistas e se recusa a negociar uma licença daqui para frente. Não temos alternativa exceto remover nossa música do Triller, com efeito imediato”, revela a UMG.
Vale lembrar que a Triller anunciou, em junho de 2018, que havia assinado um contrato de licenciamento com o Universal Music Group. Além disso, ainda de acordo com a MBW, no último trimestre de 2020, relatórios disseram que a Triller estava pensando em abrir o capital, tendo garantido uma rodada de financiamento de US$ 100 milhões (cerca de R$ 500 milhões de reais).
Em tempo…
No meio do ano passado a Tiller fechou um acordo com a empresa de música digital B2B do Reino Unido, 7digital Group, que permitiu que a empresa forneça à plataforma acesso ao seu catálogo global de mais de 80 milhões de faixas, licenciando sua interface de programação de aplicativos (API) para amostragem de música e streaming de áudio completo.
Além disso, a 7digital forneceu à Triller suporte de back-end para rastreamento de uso e relatórios para gravadoras, incluindo Sony Music, Universal Music Group, Merlin e Warner Music Group.
Ano passado, a Triller também lançou vários recursos para oferecer crédito e receita a artistas, gravadoras e editoras, o que inclui a implementação de um recurso de streaming in-app de música completa para assinantes pagantes, que agora será suportado pela integração técnica da 7digital.