A Universal Music Group firmou parceiria com o serviço de download gratuito FreeAllMusic.com, oferecendo aos fãs downloads grátis e legalizados dos maiores hits do seu catálago. O anúncio foi feito hoje pelo Vice Presidente executivo da universal, David Ring e o também Richard Nailling, do FreeAllMusic.com.
Através do acordo que promete revolucionar o mercado, toda terça-feira serão lançadas cinco faixas para download no FreeAllMusic.com. A empresa baseia-se nos costumes de consumo dos usuários que compram música através do Itunes. As despesas ficam a cargo de patrocinadores que disponibilizarão comerciais em vídeo no site. Assistí-los é então o único preço pago pelo consumidor, que além disso, irá contribuir com informações que ajudarão a gravadora a conhecer melhor seu público. Algo valioso para as gravadoras, que diminuirá a margem de erro na hora de produzir uma música para determidado artista.
As faixas serão livres, em alta qualidade, compatíveis com Ipod e não expirarão. Através do patrocinio de marcas como a Coca-Cola®, Warner Bros. TV, Zappos.com, LIONSGATE®, LG, inconcert3D e Powermat, os artistas irão ser financeiramente remunerados como se estivessem vendendo discos ou mp3.
O futuro do mercado grátis é o assunto principal do livro “Free – Grátis , o Futuro dos Preços” de Chris Anderson, lançado em 2009. Para o autor a tendência é que as empresas ofereçam de graça o barbeador, por exemplo, para que possam vender o creme de barbear. Musicalmente falando, estaremos recebendo de graça as canções enquanto pagaremos pelo estilo de vida inspirado na cara vida dos artístas.