A tendência das faixas aceleradas no TikTok, também conhecidas como “SpedUp”, acumula números expressivos na plataforma de vídeos curtos. Apenas a busca por “#SpedUp” ou “#SpedUpSongs” possuem, respectivamente, mais de 27,8 bilhões e 17,8 bilhões de visualizações. Pensando na popularidade desse movimento, a gravadora Universal Music lançou um álbum com um compilado de faixas aceleradas.
Disponibilizado na última semana (8), o álbum denominado “Sped Up Songs: Official Remixes from Viral Creators and Speed Radio” possui 16 faixas e uma duração total de 47min25s. O álbum pertence ao perfil “Speed Radio”, que foi descrito em um comunicado à imprensa como um “coletivo de criadores inovadores”, apresenta faixas remixadas, incluindo nomes como Tristan Olsen (xxtristanxo no TikTok).
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A página verificada do artista “Speed Radio” no Spotify tem mais de 10,2 milhões de ouvintes mensais.
“Estamos entusiasmados em compartilhar esta compilação de algumas das faixas mais populares de hoje que destacam a comunidade de criadores de música responsável por impulsionar tendências virais em plataformas de mídia”, disse Mike Biggane, Global EVP, Music Strategies and Tactics, UMG para o site MBW.
Biggane acrescentou: “Desde o início, a Speed Radio tem se dedicado a artistas e criadores como o único coletivo legítimo que fornece um caminho para lançamentos comerciais de mixagens de criadores com co-assinaturas de artistas superstar como The Weeknd, Kim Petras e Sam Smith. Trabalhamos duro para celebrar a arte humana por trás dessas músicas e continuaremos a iluminar o incrível talento por trás dessa música inspiradora.”
Artistas e gravadoras estão se inclinando para a tendência acelerada de remixes que tomou conta do TikTok no ano passado.
Faixas aceleradas: do TikTok aos charts e contratos com gravadoras
De acordo com a NBC, muitas vezes, os remixes têm ainda mais envolvimento do que a faixa original, segundo um porta-voz do TikTok falou para o veículo. Por exemplo, em janeiro, o cantor de R&B Miguel lançou uma versão oficial acelerada de seu single de 2010, “Sure Thing”, que se tornou viral no TikTok e chegou ao Top 20 da Billboard em 15º lugar, mais de uma década após seu lançamento.
Bad Friends, uma dupla de produtores de dance-pop com sede em Londres, lançou sua própria versão de “Alone” de Kim Petras poucas horas depois que a reação sobre a batida lenta no trecho lançado começou a aumentar. A dupla postou em seu TikTok e imediatamente viu um fluxo crescente de visualizações e comentários. Os produtores, Noah Tate e Hugo Shaw, disseram à NBC que criaram sua versão da música com base em seu passado dance-pop e um amor genuíno pelo sample.
“Sempre haverá valor em mudar o andamento ou o tom de uma música”, disse Tate. “As pessoas também adoram misturar músicas diferentes, mesmo que já tenham ouvido a original.”
“Do ponto de vista de um músico, acho que ao acelerar as músicas e aumentá-las, você pode ouvi-las sob uma luz diferente e obter uma sensação diferente delas”, disse Tate.
O produtor musical Tristan Olsen (xxtristanxo) conquistou 3,6 milhões de seguidores no TikTok e 4,5 milhões de ouvintes mensais no Spotify, criando versões aceleradas de músicas e mashups, alguns dos quais com mais de 32 milhões de streams no Spotify.
O músico de 21 anos de Raleigh, Carolina do Norte, assinou vários contratos com artistas de renome e suas gravadoras, que lançaram oficialmente suas versões aceleradas de suas canções. Em fevereiro, xxtristanxo lançou um remix oficial de “Die for You” com The Weeknd através das gravadoras XO e Republic Records. Tem mais de 14 milhões de streams no Spotify.
“Acho que as pessoas gostam de ouvir suas músicas favoritas em diferentes contextos”, disse xxtristanxo à NBC. “Se você fosse a um clube, iria ouvir um remix. Se você fosse a um show, ouviria uma versão ao vivo ou uma versão diferente. Músicas aceleradas, mashups e versões lentas são realmente a maneira do TikTok de dar isso às pessoas”, finaliza.