A Universal Music Group anunciou na terça-feira (12) um acordo para adquirir a empresa independente de distribuição e marketing de música, Ingrooves Music Group.
Segundo o comunicado, a UMG é uma investidora minoritária na empresa desde 2006 e, de acordo com o contrato, adquirirá as ações da Ingrooves que ainda não possui. Após o fechamento da transação, o diretor-presidente da Ingrooves, Bob Roback, continuará a liderar a empresa como uma unidade autônoma dentro da UMG.
A aquisição da Ingrooves deve ser concluída antes do final do trimestre atual, de acordo com a UMG, e complementa as relações existentes de distribuição e marketing da UMG com a comunidade global de música independente. Dessa forma, por meio da tecnologia inovadora e insights de dados, a UMG pretende trablhar com a equipe de gerenciamento da Ingrooves para fornecer recursos adicionais e expandir o alcance geográfico.
Além disso, a UMG formará uma parceria estratégica entre sua divisão Caroline International e Ingrooves para formar uma plataforma global para serviços de distribuição, marketing, selo e artistas.
“Estou entusiasmado em promover o relacionamento de longa data da UMG com a Ingrooves, uma empresa que já vemos como membro de nossa família estendida. O sucesso contínuo da comunidade independente é vital para a saúde de nossa indústria e, através de nosso investimento na Ingrooves, fortaleceremos os serviços que podemos oferecer a artistas e empreendedores independentes. Tenho o prazer de dar as boas vindas a Bob e sua equipe à UMG e estou ansioso para fazer o Ingrooves crescer juntos.”, diz Boyd Muir, vice-presidente executivo, diretor financeiro e presidente de operações da UMG.
“Esta aquisição da UMG representa o melhor resultado possível para a Ingrooves, nossos funcionários e nossos parceiros de artistas e gravadoras. Nossa missão na Ingrooves sempre foi oferecer aos nossos clientes os melhores serviços e maximizar o valor de suas músicas. Com a UMG, estamos ganhando os recursos, alcance global e tecnologia para levar esses esforços a outro nível. Estou animado com esta oportunidade e agradeço o apoio de Boyd e Lucian Grainge.”, diz Bob Roback, CEO da Ingrooves.
Desde o seu lançamento em 2002, a Ingrooves forneceu rótulos independentes, artistas e outros proprietários de conteúdo com ferramentas inovadoras e escaláveis que incluem análises, serviços de gerenciamento de direitos e soluções de marketing.
A UMG e Ingrooves são parceiros comerciais um do outro desde 2006 e a UMG é um investidor na Ingrooves desde 2008.