A Universal Music Group lançou um aplicativo na última quinta-feira (21) de análise para seus artistas e gerentes monitorarem desde a atividade de streaming ao desempenho social.
O aplicativo denominado Universal Music Artists (UMA) pode ser usado para exibir informações de dados globais personalizados do Spotify, Apple Music, Amazon Music e YouTube. Os dados da Deezer serão incluídos em 2020, de acordo com o MBW.
O aplicativo pode ser baixado gratuitamente na App Store e na Google Play Store.
Artistas e gerentes receberão credenciais de login, mediante solicitação, de seu representante. Após o primeiro login, os usuários podem optar por usar o reconhecimento facial, dependendo do dispositivo.
Universal Music Artists (UMA)
O aplicativo envia alertas em tempo real toda vez que uma música é adicionada a uma lista de reprodução global superior e é atualizada a cada 30 minutos
Além disso, eles poderão rastrear o engajamento social no Facebook, Instagram e Twitter.
Os recursos disponíveis da UMA incluem um painel do artista que exibe o total do público-alvo, o total de transmissões, a atividade de músicas do Spotlight, o desempenho dos vídeos do Spotlight e o Insights, destacando mudanças significativas.
A guia “Música” exibirá o desempenho das 40 principais músicas (geral e por plataforma, globalmente e por país) e as visualizações do YouTube (global e por país).
Uma guia “Público-Alvo” mostra ouvintes e transmissões ao longo do tempo por plataforma, principais plataformas (ouvintes por plataforma), engajamento (transmissões ativas versus passivas), principais países e regiões (geral e por plataforma) e informações demográficas (idade e sexo).
A guia “Social” permitirá que o artista e os gerentes monitorem seu engajamento social no Facebook, Instagram e Twitter, Seguidores (geral e por plataforma), Interações (curtidas, comentários, compartilhamentos, tweets, retweets, reações), Posts com melhor desempenho por interações e fornecerá uma visão de qual plataforma social e tipo de postagem tem mais interações.
Foto: Aplicativo UMA | Créditos: Universal Music Group/Divulgação
“A UMA é uma ótima ferramenta para entendermos realmente como nossos fãs estão consumindo / interagindo com nossos artistas em tempo real”, disse Jack Street, co-fundador da Method Music.
Andrew Gertler, fundador da AG Artists, acrescentou: “É ótimo ter uma ferramenta analítica abrangente como a UMA, para acessar dados em tempo real e poder tomar decisões com as informações mais atualizadas.
“Sempre adotamos uma abordagem holística do sucesso da música de Shawn Mendes, o que significa garantir que tudo em todas as plataformas esteja funcionando em sincronia e observando como os fãs interagem com a música em todos os principais pontos de contato, incluindo streaming, vídeo e redes sociais. Tudo isso é realmente possível apenas com ferramentas inovadoras como essa”, diz.
Em tempo, no Brasil, recentemente, a Universal Music divulgou a equipe vencedora do seu projeto ‘Music Innovation Challenge’ em uma iniciativa com estudantes universitários da USP, para o desenvolvimento de projetos que aproximem fãs e artistas.
Clique aqui e saiba mais.