banner com link para rádio globo
(Foto: Globo/Victor Pollak)
in ,

Um ano sem Paulo Gustavo: 7 homenagens feitas para o artista

Ator e humorista foi vítima de Covid-19 no dia 4 de maio de 2021

Paulo Gustavo nos deixou há um ano, no dia 4 de maio de 2021, após batalhar contra as complicações da Covid-19. O legado do ator e humorista segue vivo no coração de milhares de brasileiros, causando muitos sorrisos e memórias afetivas apesar da saudade. Afinal, se identificar com PG e seus personagens não era nada difícil.

(Foto: Globo)

Leia mais:

Para celebrar a vida de Paulo Gustavo (e quem sabe acalentar o coração das pessoas que sentem muito sua falta), o POPline reuniu 7 homenagens marcantes feitas para o artista ao longo do ano que se passou. Confira:

1. Site oficial da Beyoncé presta suas condolências

Paulo Gustavo admirava o trabalho de Beyoncé, tanto que durante sua carreira de sucesso ele frequentemente parodiava a cantora com muito humor. No seu programa e na turnê “220 Volts”, por exemplo, performou “End Of Time“ e “Run the World (Girls)“ vestido como ela.

Um dia após sua morte, o site oficial da Beyoncé compartilhou uma mensagem lamentando a perda. Foi usada uma foto dele, bem sorridente, escrito: “Paulo Gustavo, descanse em paz“.

(Foto: beyonce.com)

2. Ruas de Niterói recebem placas com o nome de Paulo Gustavo

No final de maio, 46 placas com o nome do artista foram instaladas nas ruas pela prefeitura de Niterói, no Rio de Janeiro — cidade em que ele nasceu e cresceu. Agora, a antiga Via Coronel Moreira César se chama Rua Ator Paulo Gustavo. A mudança de nome foi aprovada por 90% dos niteroienses em consulta pública com mais de 34 mil participantes e foi aprovada pela Câmara de Vereadores.

(Foto: Divulgação/Leonardo Simplício)

3. Prêmio Paulo Gustavo no MTV MIAW

Em setembro no MTV MIAW 2021, Thales Bretas, viúvo de Paulo Gustavo, recebeu o Transforma MIAW LGBTQIAP+ como forma de homenagem ao marido. “Eu passei a pensar que eu tinha o dever social, levantando a bandeira e me impondo, mostrando que eu era feliz amando outro homem e que isso era um direito meu e não um desrespeito a ninguém. Para construir o que temos mais precioso que é a nossa família, sinto muita saudade e angústia por não poder viver e sonho. Amem muito”, disse o médico em seu discurso.

(Foto: Cleiby Trevisan)

4. Lei Paulo Gustavo

Já em outubro de 2021 um projeto de lei, conhecido como Lei Paulo Gustavo, foi criado para propor o repasse de R$ 3,8 bilhões para o enfrentamento dos efeitos da pandemia da Covid-19 sobre o setor cultural.

O projeto é de autoria do senador Paulo Rocha (PT-PA) e foi aprovado pelo Senado no fim do ano passado. Depois, modificado pela Câmara em fevereiro e aprovado novamente pelo Senado em março. Em abril, no entanto, o presidente Jair Bolsonaro (PL) o vetou.

5. Multishow faz tributo a Paulo Gustavo com novo “Vai que Cola”

Também em outubro de 2021, o Multishow e os atores do “Vai que Cola” prepararam uma homenagem a Paulo Gustavo na 9ª temporada. No dia 30 de outubro, data do aniversário do humorista, o canal lançou um especial inédito batizado de “O Grande Golpe de Valdo“, uma homenagem ao ator e a um de seus personagens mais marcantes da TV.

Nesse episódio especial, os moradores do Leblon sofrem um golpe de Valdo e são obrigados a se despedir do luxo da Zona Sul e seguir rumo ao Méier. Indignada, a família retorna para a pensão da Dona Jô, que também precisará ser vendida para recuperar o prejuízo. O que eles não esperavam é que o golpe não passava de uma farsa e que Valdo deixou uma bolada em diamantes, garantindo o sustento da trupe.

(Foto: Multishow)

Leia mais:

6. Dia do Humor no Rio de Janeiro

A data de aniversário de Paulo Gustavo, inclusive, tornou-se o Dia do Humor no Rio de Janeiro. No final de outubro. A ideia partiu do canal Multishow e foi apoiada pelos familiares do artista. O atual governador do Rio de Janeiro, Claudio Castro, sancionou a lei e agora o Dia do Humor faz parte do calendário oficial da cidade do Rio de Janeiro.

7. Desfile da São Clemente no Carnaval do Rio de Janeiro

Em 2022, durante o Carnaval do Rio de Janeiro, a escola de samba São Clemente levou uma escultura de Paulo Gustavo com 4m para Sapucaí e lembrou de sua trajetória, da infância e juventude em Niterói, quando era entregador de quentinhas da mãe, sua formação no Centro de Artes de Laranjeiras até a consagração com o recorde de bilheteria da peça e do filme “Minha mãe é uma peça”. Apesar das falhas no desfile e a ausência de alguns amigos do artista, a homenagem valeu bastante.

(Foto: Marcos Serra Lima/g1)

Curtiu esta matéria? Leia mais conteúdos do Oh My God! by POPline. Tem listas, curiosidades, virais, celebs, k-pop, reality shows e muito mais sobre cultura pop!

Escrito por Carolina Stramasso

No Limite: Veja quem foi o 1º participante eliminado do reality

Beyoncé muda biografia no Instagram e acende alerta nos fãs