Maior blockbuster de 2023 nos cinemas, o filme “Barbie” recebeu oito indicações ao Oscar e movimentou as redes sociais por conta disso. Protagonista do live-action da boneca da Mattel, Margot Robbie ficou de fora da categoria de melhor atriz. Em contrapartida, Ryan Gosling, o intérprete do Ken, está nomeado como melhor ator coadjuvante.
Leia mais:
- Oscar 2024: Veja a lista completa de indicados!
- Margot Robbie atualiza status de novo filme com Ryan Gosling
- “Todos estão de saco cheio de me ver”, diz Margot Robbie
- Margot Robbie dá resposta desanimadora sobre “Barbie 2”
Margot Robbie aparecia em todas as listas de apostas ao Oscar 2024 e garantiu uma indicação ao SAG Awards – premiação do sindicato de atores de Hollywood, que também vota no Oscar. Por isso, a ausência de seu nome na categoria de melhor atriz foi mesmo uma surpresa.
“Barbie” é um filme sobre feminismo e patriarcado e, ironicamente, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas valorizou mais o papel masculino. Além da indicação de Ryan Gosling ao Oscar de ator coadjuvante, a música solo dele no filme, “I’m Just Ken”, também concorre a melhor canção original.
Uma surpresa no Oscar: America Ferrera
Uma das surpresas do Oscar 2024 é a nomeação da atriz America Ferrera como melhor atriz coadjuvante. Ela não era um nome forte na temporada de premiações. No filme, ela interpreta Gloria, a mulher do mundo real que ajuda a boneca Barbie a colocar seu mundo de volta nos trilhos.
Essa é a primeira indicação de America Ferrera ao Oscar. Ela concorrerá com Emily Blunt (por “Oppenheimer”), Danielle Brooks (por “A Cor Púrpura”), Jodie Foster (por “NYAD”) e Da’Vine Joy Randolph (por “Os Rejeitados”).
A cerimônia do Oscar está marcada para 10 de março.