in

Ubirany, um dos fundadores do grupo Fundo de Quintal, morre de Covid-19

Sambista tinha 80 anos e estava internado em um hospital do Rio de Janeiro

Foto: Divulgação/Clara Assessoria e Marketing

O sambista Ubirany Félix do Nascimento, de 80 anos, morreu em decorrência da Covid-19 nesta sexta-feira (11/12) no Hospital Casa São Bernardo, no Rio de Janeiro. Um dos fundadores do Grupo Fundo de Quintal e do bloco carnavalesco Cacique de Ramos, foi um dos responsáveis pela guinada sonora do samba carioca ao introduzir o repique de mão ao naipe de instrumentos.

A última formação do Grupo Fundo de Quintal. Na foto, Ubirany é o segundo da esquerda para a direita (Foto: Divulgação/Clara Assessoria e Marketing)

A assessoria do grupo enviou um comunicado à imprensa:

É com grande lamento que o grupo Fundo de Quintal, por meio de sua assessoria de imprensa, vem a público informar o falecimento, na manhã desta sexta-feira (11), de Ubirany Félix do Nascimento, ‘nosso querido’ Ubirany, aos 80 anos de idade.

O sambista estava internado no hospital Casa São Bernardo, Rio de Janeiro, por complicações decorrentes de sua contaminação por covid-19.

A assessoria informará, posteriormente, questões sobre velório e sepultamento do sambista. Pedimos respeito ao luto de amigos e familiares, que se manifestarão em momento oportuno e espontâneo“, diz a nota, que também foi publicada nas redes sociais do grupo.

Sambistas, políticos e fãs lamentam a morte de Ubirany nas redes sociais:

Relembre uma entrevista de Ubirany em 2016, onde conta histórias do grupo e explica a entrada do repique de mão no Fundo de Quintal: