Menu
in

UBC e SPA lançam novo curso online gratuito sobre Direitos Autorais; saiba como se inscrever

A União Brasileira de Compositores (UBC) e a Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) lançam a versão em português do curso “Copyright e os Negócios das Indústrias Criativas”

A União Brasileira de Compositores (UBC) e a Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) estão com inscrições abertas para o curso online e gratuito “Copyright e os Negócios das Indústrias Criativas”. Clique aqui para se inscrever.

A versão em português do novo curso online e gratuito é voltado para quem busca se aprofundar no funcionamento da relações comerciais da música, do audiovisual, do mundo editorial, das artes visuais e de diversos outros setores das indústrias criativas.

Com informações da UBC, “Copyright e os Negócios das Indústrias Criativas” é um material elaborado originalmente em inglês pela Confederação das Sociedades de Autores e Compositores (Cisac) e publicado na plataforma de educação à distância FutureLearn.



Não é o primeiro conteúdo do gênero que a UBC, a SPA e a Cisac patrocinam. O curso “Copyright: História, Cultura, Indústria” já havia contado o percurso do copyright desde sua pré-história, com a invenção da imprensa pelo alemão Gutenberg, no século XV, passando por sua institucionalização na Inglaterra do século XVI e pelas lutas dos autores por seus direitos, na França dos séculos XVIII e XIX, até chegar aos nossos dias.

 


Advertising
Advertising

Responsável pela redação tanto deste como do anterior curso, a advogada e educadora Marisa Gandelman, ex-diretora-executiva da UBC, crê que conhecer as intricadas regras do copyright – vital fonte de renda para quem cria e comercializa obras e produções artísticas – é um passo importante antes de se aventurar no setor cultural. 

Saber como operam os direitos dos autores e das obras que criam é fundamental. São esses direitos a condição para que a atividade artística forneça a matéria-prima das indústrias culturais e criativas”, diz.



“O copyright é relevante de maneira igual em todos os setores dessas indústrias. Ele é instrumental na criação de valor econômico das obras contidas nos produtos comercializados pelos vários setores.”

Agora, o copyright aplicado a cada uma das indústrias criativas – música, cinema, livros, artes visuais, arquitetura, videogames, imprensa, publicidade, artes cênicas/interpretativas, rádio e TV – é destrinchado.



O aluno poderá entender quem é o dono do copyright e quem ganha o quê e por quê nesses negócios. Com patrocínio da UBC, o curso também ganha uma versão em espanhol.

 



A inscrição já estão abertas e a entrega do curso completo na plataforma será em 6 de abril.

Estruturado em lições em vídeo, artigos, entrevistas, discussões e quizzes, o material é pensado para se distribuir ao longo de quatro semanas, mas pode ser feito pelo aluno em seu próprio tempo.

Apesar de o acesso a tudo ser gratuito, é possível fazer um upgrade pago para ter o direito de realizar um teste ao final e obter um certificado de participação.

O curso conta com a prestigiosa certificação britânica CPD (Continuing Professional Development, ou desenvolvimento professional continuado), que reconhecidamente agrega valor a um currículo.

Clique aqui para realizar sua inscrição.

Se você quiser ir conhecendo mais detalhes sobre o assunto, acesse abaixo e confira detalhes sobre “Copyright: História, Cultura e Indústria”:

 

Compartilhe:

Sair da versão mobile