A União Brasileira de Compositores (UBC) anunciou a renovação do seu “Programa UBC de Educação, Diversidade e Impacto Social”. A iniciativa em prol da indústria musical é fruto de uma parceria com a Escola Música e Negócios, sob a liderança de Léo Feijó, e o Instituto Gênesis da PUC-Rio. Para 2024, o Programa se compromete a ampliar ainda mais seu alcance, oferecendo 400 novas bolsas de estudo, para talentos além da região Sudeste.
Leia Mais:
- UBC ganha selo GPTW, como um dos melhores lugares para trabalhar
- Caetano Veloso recebe o Prêmio UBC em celebração histórica com ícones da música brasileira
- UBC registra novo recorde e distribui mais de R$ 670 milhões para titulares de direitos em 2022
Um dos focos do Programa será a diversificação geográfica dos beneficiados, com um esforço para alcançar participantes além do Sudeste, região que abrigou 60% dos bolsistas no ano anterior. A estratégia de 2024 inclui a limitação de 50% do total de bolsas para o Sudeste e a intensificação da parceria com instituições no Norte e Nordeste, visando ampliar as oportunidades e contribuir para a profissionalização do setor em todo o país.
O ano de 2023 marcou um período de realizações significativas para o Programa, com 717 inscrições, a grande maioria de profissionais iniciantes e de nível intermediário, e 470 bolsas distribuídas em 10 cursos diferenciados. A iniciativa teve uma taxa de aprovação de 80% dos cursos oferecidos, evidenciando o impacto positivo do trabalho dos quase 100 professores nas carreiras de profissionais e estudantes da indústria.
Além disso, distribuição das bolsas revelou um amplo alcance, beneficiando tanto artistas não filiados, quanto associados à UBC, com uma pequena parcela de filiados a outras sociedades autorais.
Cursos oferecidos investem na pluralidade e profissionalização
Atento às constantes transformações da indústria, o Programa 2024 tem cursos abrangendo:
- Música & Negócios (com opções de 30 e 80 horas);
- Workshop A&R (100% Digital);
- Música & Audiovisual: Negócios da Sincronização;
- Music Marketing (presencial e online);
- Programa de Inovação na Música de Concerto (PIMC);
- Curso introdutório ao Direito Autoral no Entretenimento.
Para os associados da UBC, o Programa garante descontos significativos, variando de 30% a 50% nas matrículas, promovendo assim a inclusão e o desenvolvimento profissional.
Léo Feijó, coordenador do programa, expressa sua satisfação com os resultados já alcançados e a visão de futuro:
“Ficamos muito felizes com o resultado do primeiro ano da parceria com a UBC. Os depoimentos dos alunos e a aprovação dos cursos por 80% deles nos motivam a seguir em frente, fortalecendo nossa missão de oferecer qualificação profissional, promover a diversidade e a inclusão.”
Marcelo Castello Branco, diretor executivo da UBC, reforça a importância da iniciativa:
“O pilar de reciclagem de educação e formação de novos profissionais é uma das maiores prioridades da UBC. A construção do conhecimento e a contribuição para estes novos empreendedores das diversas áreas da música têm efeitos diretos e colaterais no respeito aos direitos autorais e no impacto social e econômico do setor. Acreditamos que isso faz a diferença e projeta novas oportunidades para todos, rumo a um mercado mais plural e justo.”
A renovação do Programa UBC de Educação, Diversidade e Impacto Social para 2024 promete não apenas formar profissionais qualificados, mas também colaborar para o futuro da música no Brasil, criando um ecossistema mais diverso, inclusivo e próspero. As informações para as inscrições no Programa serão anunciadas em breve.