TZ da Coronel lançou, na última semana, o seu mais novo trabalho, o “Direto da Selva”. O projeto contou com uma estratégia inovadora que fez com que o álbum conquistasse números expressivos em menos de 24 horas do lançamento. Acontece que o rapper, ao lado de sua equipe, decidiu tomar uma atitude para incentivar o consumo completo do projeto.
LEIA MAIS:
- TZ da Coronel retrata realidade em novo álbum e revela planos de internacionalizar carreira
- Prévias no TikTok fizeram música de TZ da Coronel viralizar antes do lançamento: conheça a estratégia
- Veigh comemora sucesso no Rock in Rio Lisboa: “Abrindo grandes portas”
Ao todo, o álbum acumulou 15 milhões de streams e 67 milhões de visualizações em suas primeiras 24 horas. Os números resultaram de uma decisão ousada: não creditar, inicialmente, as parcerias e produtores de cada faixa.
A decisão foi tomada depois que o rapper, em colaboração com sua equipe, entendeu que isso faria com que os ouvintes sentissem a necessidade de ouvir todo o “Direto da Selva”. Dessa forma, o público não conseguiria focar nas colaborações na hora de consumir o álbum.
Para isso, o rapper precisou aplicar a estratégia antes mesmo do lançamento. “Eu postei a tracklist no Instagram e divulguei nas redes sociais sem os feats quando lancei e continuei mantendo assim por alguns dias. A ideia é que as pessoas parassem para ouvir o álbum todo e não ouvir uma faixa“, contou.
“Eu queria que as pessoas que ouvissem o álbum tivessem uma surpresa, que ouvissem música por música para saber quem é quem e entendessem o conceito do álbum. Em ‘Direto da Selva’ cada faixa tem um ponto, um requisito da selva“, explicou TZ da Coronel.
Estratégia ousada rendeu bons resultados para TZ da Coronel
Para alguns artistas, divulgar as parcerias de um álbum é uma forma de impulsionar o interesse e a curiosidade pelo projeto. Enquanto isso, o rapper decidiu ousar e fazer exatamente o contrário em seu novo projeto. A ideia, por mais ousada que seja, deu certo para ele.
De acordo com Ian Leitte, manager do artista, a ideia surgiu do próprio. “O TZ gosta muito de inovar e trazer o diferente, ele é fora da curva e pensa fora da caixa. Quando ele veio com essa ideia, a gente enlouqueceu e pirou a cabeça para ver como fazer para dar certo“, contou.
“Esse não é um tipo de estratégia prática, assumimos riscos, mas esse é o Tz da Coronel. A proposta é que as pessoas sintam o álbum, sem desviar o olhar para o clipe ou para o feat, é isso o que ele quer passar”, adicionou.
A estratégia, desenvolvida por TZ da Coronel e sua equipe de marketing, em alinhamento com a The Orchard, segue dando resultados positivos para o projeto. As faixas so álbum, inclusive, alcançaram números semelhantes de reproduções. Isso demonstra que a audiência está, de fato, explorando o álbum como um todo.
“Direto da Selva”, no entanto, já demonstrava estar preparado para bons números desde antes do seu lançamento. Afinal, TZ da Coronel conseguiu, a partir das redes sociais, garantir um hit com “Qual é Seu Desejo” antes mesmo de liberar a faixa. Só no TikTok, foram mais de 230 mil vídeos, além da entrada em 21 paradas musicais no Brasil e em Portugal.
“O TZ sempre pensa estrategicamente em tudo e nós temos uma troca muito fluida. Isso vem desde o single ‘Qual é Seu Desejo’, quando ele começou a postar prévias e nós começamos a trabalhar modelos de CapCut que super impulsionou”, revelou Leitte.
Rapper prepara música secreta para o “Direto da Selva”
Neste fim de semana, o público conhecerá mais uma faixa do “Direto da Selva”. Afinal, TZ da Coronel lancará, no próximo sábado (06), uma nova música que, por enquanto, segue bloqueada e mantida em segredo.
A faixa, inclusive, será acompanhada por um clipe. “Tem uma faixa surpresa que só vai sair no dia do meu aniversário. Eu não revelei o nome dela e nem quem está nela, mas é a faixa que encerra o álbum”, revelou o rapper.