Como você viu no POPline, Tyler, The Creator usou a música “Duplo Sentido”, de Gilberti Gil, em uma campanha publicitária da Golf Le Fleur, sua marca de roupas, sem autorização. A propaganda foi lançada no dia 6 de dezembro, mas só chamou a atenção nesta semana. Agora, foi revelado que o rapper norte-americano pagará uma indenização no valor de US$ 50 mil, cerca de R$ 250 mil, na cotação atual.
LEIA MAIS:
- Tyler, The Creator revisita suas antigas versões no videoclipe de “Sorry Not Sorry”
- Tyler, The Creator lamenta a morte de Gal Costa
- Tyler, The Creator ou Justin Bieber podem substituir Kanye West no Coachella
A versão usada por Tyler, The Creator é a cantada por Tetê da Bahia, em 1976. O vídeo tem mais de quatro minutos e traz a música quase na íntegra, mas não faz nenhuma menção a Gilberto Gil ou Tetê nas redes sociais. Dessa forma, o ícone da MPB pediu que a propaganda fosse retirada do ar até que a questão autoral fosse resolvida. O pedido foi atendido, e na tarde de quarta-feira (13) já não era mais possível assistir ao vídeo em nenhuma rede social.
Adora, conforme noticiado pela jornalista Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo, os dois artistas fizeram um acordo. Gil e Tyler, the Creator conversaram por telefone na terça-feira (12). Durante a ligação, o norte-americano pediu desculpas ao brasileiro e afirmou não ter sido informado de que “Duplo Sentido” não havia sido liberada por seu autor.
Segundo pessoas que ficaram a par da tratativa, o rapper ainda se declarou fã de Gil e se prontificou, imediatamente, a resolver o imbróglio. Ainda bem, né?