O Twitter está se preparando para lançar o seu recurso “Ticketed Spaces” que permitirá que os usuários possam cobrar para dar acesso a salas de áudio no Twitter Spaces – ferramenta que a empresa de Jack Dorsey criou para concorrer com o Clubhouse. O teste começará com os usuários dos EUA a partir das próximas semanas. Quem quiser cobrar precisa ter pelo menos mil seguidores, ter hospedado três espaços nos últimos 30 dias e ser maior de 18 anos.
De acordo com a The Verge, a empresa está fazendo parceria com a Stripe para comandar os pagamentos e diz que os usuários receberão 80 por cento da receita depois que as taxas de compra no aplicativo da Apple e do Google forem cobradas.
Portanto, ainda segundo a publicação, se o usuário vender um ingresso de R$10, a Apple presumivelmente terá um corte de 30%, deixando o usuário e o Twitter dividindo os R$ 7 restantes. A empresa diz que cobrirá o custo das taxas de transação da Stripe – os hosts também precisarão de uma conta na empresa.
Ainda segundo a publicação, um porta-voz do Twitter disse que as inscrições iniciais, quando abertas, serão processadas dentro de algumas semanas e que a equipe planeja começar com um pequeno grupo de teste. Embora apenas os usuários dos Estados Unidos possam hospedar essas vagas com ingressos por enquanto, qualquer pessoa no mundo pode comprar o acesso.
O Spaces começou a permitir que qualquer pessoa com mais de 600 seguidores hospede e adicionou a capacidade de agendar um evento. A empresa ainda revelou que está trabalhando em espaços co-hospedados também.
Esta função de áudio ao vivo está entre as várias maneiras pelas quais o Twitter anunciou que ajudará seus usuários a gerar receita. Também está planejando o “Super Follows”, que permitirá que as pessoas paguem por conteúdo bônus, como uma assinatura de boletim informativo e mais tweets, e está lançando um recurso para as comunidades.
Em tempo…
O Twitter também planeja oferecer um produto de assinatura maior chamado Twitter Blue, que pode permitir que as pessoas paguem por recursos adicionais, como a capacidade de desfazer tweets. Embora o produto do Twitter tenha permanecido praticamente estagnado por anos, ele emitiu uma sucessão rápida de anúncios de produtos voltados para o consumidor no ano passado, aparentemente tudo em um esforço para diversificar sua receita e construir um lugar mais completo onde as pessoas possam consumir uma variedade de conteúdo em texto, áudio e vídeo.