in

‘Comunidades’: Twitter lança função que cria grupos fechados

Neste primeiro momento, as Comunidades do Twitter só poderão ser administradas ou moderadas por contas que Tweetam em inglês

Twitter lança função 'Comunidades' que cria grupos fechados
Twitter 'Comunidades': novo recurso da rede social permite a criação de grupos fechados. Foto: Divulgação

‘Comunidades’: Twitter lança função que cria grupos fechados, uma nova maneira que pretende contribuir para encontrar e se conectar mais facilmente com aqueles que desejam falar sobre os mesmos assuntos. Para que os usuários sintam-se mais à vontade ao se conectar e compartilhar ideias, a interação nas Comunidades é reservada para os participantes. Ao Tweetar para uma Comunidade da qual participa, apenas os membros do grupo poderão responder e participar da conversa.

“Em linha com nosso propósito de servir à conversa pública, queremos ajudar as pessoas a encontrar Comunidades que correspondam a seus interesses.Ao mesmo tempo em que teremos uma conversa mais direcionada, as Comunidades são públicas para que qualquer pessoa possa ler, compartilhar e denunciar Tweets“, diz o comunicado do Twitter.

Crie, modere e encontre Comunidades

O administrador de uma Comunidade é responsável por escolher um foco, criar regras e convidar pessoas que compartilham o mesmo interesse. Além disso, para que possa manter as conversas seguras, o administrador tem a opção de convidar outras pessoas para moderar o grupo, definindo o tom das conversas – talvez a comunidade de tênis, por exemplo, não irá permitir Tweets sobre futebol ou a comunidade de cães não aceitará fotos de gatos.

'Comunidades': Twitter lança função que cria grupos fechados
‘Comunidades’: Twitter lança função que cria grupos fechados. Foto: Divulgação/Twitter

Neste primeiro momento, as Comunidades só poderão ser administradas ou moderadas por contas que Tweetam em inglês. Qualquer pessoa no Twitter poderá ser convidada a participar de uma Comunidade e contará com a opção “traduzir Tweet” do serviço para acompanhar a conversa.

Leia Mais:

Para o experimento, as Comunidades que já estão disponíveis são em torno de conversas populares no Twitter, como cachorros, clima, tênis, cuidados com a pele e astrologia – e muitas outras estão por vir. Por enquanto, a criação de Comunidades é limitada e é preciso ser convidado por um membro para participar de uma.

Para encontrar as Comunidades, basta acessar a aba dedicada no aplicativo para iOS ou na barra lateral da versão web. No Twitter para Android, é possível ler Tweets da Comunidade – entrar e participar das conversas serão implementados em breve. Ao longo dos próximos meses, o Twitter incluirá mais maneiras de descobrir e participar de Comunidades.

Conversas saudáveis nas Comunidades

O Twitter reuniu uma série de orientações de trabalho para que as Comunidades contem com conversas saudáveis:

  • As Comunidades são visíveis publicamente para que todos possam ler, denunciar e compartilhar Tweets da página;
  • Todas as Comunidades e seus membros devem seguir as Regras do Twitter. Membros e não membros das Comunidades podem relatar ao Twitter quaisquer violações potenciais das Regras do Twitter;
  • Administradores e moderadores devem atender continuamente aos requisitos de elegibilidade, incluindo não violar as Regras do Twitter. À medida que o Twitter abrir a criação e moderação de Comunidades para mais pessoas, a rede social continuará a refinar estes requisitos;
  • Neste momento de experiência, os moderadores são aprovados pelo Twitter.
  • As regras e medidas corretivas serão adaptadas continuamente para manter as pessoas seguras com o teste das Comunidades. Isso inclui o desenvolver diferentes maneiras de identificar Comunidades potencialmente problemáticas de forma proativa, novos fluxos de denúncias e aplicações de regras sob medida.

O Twitter afirma que continuará a fazer pesquisas, mapear os cenários e trabalhar com especialistas externos, incluindo o Conselho de Trust & Safety, para manter as pessoas seguras com as Comunidades. Além disso, a rede social irá testar, aprender e reforçar o trabalho com base em seus comentários.