O Twitter é o lugar onde as pessoas vão para acompanhar e falar sobre o que está acontecendo em torno de seus interesses e paixões, e a música está entre os assuntos mais comentados pelos brasileiros na plataforma.
Em 2019, foi o tópico mais conversado no Twitter no país, com mais de 387 milhões de Tweets. No contexto atual de isolamento social, a música manteve sua relevância, tornando-se uma forte aliada do público para enfrentar esse período.
Só em abril, foram mais de 48 milhões de Tweets sobre o tema na plataforma, num momento em que as lives despertam grande interesse: de acordo com dados do Global Web Index, três em cada quatro pessoas que usam o Twitter no Brasil disseram querer assistir a eventos transmitidos via internet.
O comportamento mudou e o volume de conversa sobre as lives mais famosas já ultrapassam significativamente os maiores festivais. Foram mais de 10 milhões de Tweets sobre lives só em Abril.
“A conversa sobre música tem crescido significativamente no Twitter no Brasil e, no contexto atual, ganhou uma nova importância e forma de consumo. Com a popularização das transmissões ao vivo, estamos todos assistindo e comentando sobre nosso conteúdo preferido em tempo real do mesmo sofá – o Twitter. É lá que as mais diferentes pessoas se conectam, diariamente, em torno de suas paixões, cantam suas músicas preferidas, comentam sobre as expectativas e transformam os melhores momentos em memes”, afirma Beatriz Montenegro, analista de pesquisa, marketing insights e analytics do Twitter no Brasil.
Dados levantados internamente pelo Twitter Brasil mostram que houve um aumento de 49% no volume médio diário de Tweets sobre música (de 17 de março a 17 de abril se comparado ao mês pré-pandemia, entre 16 de fevereiro a 16 de março). Outra mudança é a variedade de gêneros musicais com mais presença nas conversas, antes concentradas principalmente no K-Pop e Pop.
Com transmissões ao vivo dos mais diferentes artistas, fãs de Rock, Rap, Sertanejo e Funk passassem a viver sua experiência musical no Twitter – prova disso é a variedade de gêneros nas lives mais comentadas no Twitter no mês de abril: Marília Mendonça, Péricles, Luan Santana, Gusttavo Lima, Bruno & Marrone, Henrique & Juliano, Djonga, Sandy & Junior, Zé Neto & Cristiano e #QuarentEMO. “Live”, a propósito, foi o termo mais usado na conversa sobre música em março e abril, somando mais de 12 milhões de Tweets com a palavra no Brasil.
Esses e outros dados foram apresentados e debatidos durante o #TwitterTalk, série transmitida pelo Twitter Marketing Brasil (@TwitterMktgBR) com insights de conversas e comportamentos na plataforma para marcas e parceiros.
O conteúdo “Música, Lives & Fandoms no Twitter” foi tema da edição apresentada na última sexta-feira (29), contando com a participação de Beatriz Montenegro e Cadu Aun, diretor de soluções de negócios do Twitter Brasil (confira a íntegra neste link).