in

Twitter aponta que conversas dos brasileiros sobre música estão maiores e mais diversificadas

Unsplash
Transmissões ao vivo são os principais assuntos relacionados ao tema; rock, rap, sertanejo e funk passam a figurar ao lado de pop e k-pop entre os gêneros de maior repercussão

Unsplash

O Twitter é o lugar onde as pessoas vão para acompanhar e falar sobre o que está acontecendo em torno de seus interesses e paixões, e a música está entre os assuntos mais comentados pelos brasileiros na plataforma.

Em 2019, foi o tópico mais conversado no Twitter no país, com mais de 387 milhões de Tweets. No contexto atual de isolamento social, a música manteve sua relevância, tornando-se uma forte aliada do público para enfrentar esse período.

Só em abril, foram mais de 48 milhões de Tweets sobre o tema na plataforma, num momento em que as lives despertam grande interesse: de acordo com dados do Global Web Index, três em cada quatro pessoas que usam o Twitter no Brasil disseram querer assistir a eventos transmitidos via internet. 

 width=

O comportamento mudou e o volume de conversa sobre as lives mais famosas já ultrapassam significativamente os maiores festivais. Foram mais de 10 milhões de Tweets sobre lives só em Abril.

 

 width=

“A conversa sobre música tem crescido significativamente no Twitter no Brasil e, no contexto atual, ganhou uma nova importância e forma de consumo. Com a popularização das transmissões ao vivo, estamos todos assistindo e comentando sobre nosso conteúdo preferido em tempo real do mesmo sofá – o Twitter. É lá que as mais diferentes pessoas se conectam, diariamente, em torno de suas paixões, cantam suas músicas preferidas, comentam sobre as expectativas e transformam os melhores momentos em memes”, afirma Beatriz Montenegro, analista de pesquisa, marketing insights e analytics do Twitter no Brasil.

Dados levantados internamente pelo Twitter Brasil mostram que houve um aumento de 49% no volume médio diário de Tweets sobre música (de 17 de março a 17 de abril se comparado ao mês pré-pandemia, entre 16 de fevereiro a 16 de março). Outra mudança é a variedade de gêneros musicais com mais presença nas conversas, antes concentradas principalmente no K-Pop e Pop.

Com transmissões ao vivo dos mais diferentes artistas, fãs de Rock, Rap, Sertanejo e Funk passassem a viver sua experiência musical no Twitter – prova disso é a variedade de gêneros nas lives mais comentadas no Twitter no mês de abril: Marília Mendonça, Péricles, Luan Santana, Gusttavo Lima, Bruno & Marrone, Henrique & Juliano, DjongaSandy & Junior, Zé Neto & Cristiano e #QuarentEMO. “Live”, a propósito, foi o termo mais usado na conversa sobre música em março e abril, somando mais de 12 milhões de Tweets com a palavra no Brasil.

 width=

Esses e outros dados foram apresentados e debatidos durante o #TwitterTalk, série transmitida pelo Twitter Marketing Brasil (@TwitterMktgBR) com insights de conversas e comportamentos na plataforma para marcas e parceiros.

O conteúdo “Música, Lives & Fandoms no Twitter” foi tema da edição apresentada na última sexta-feira (29), contando com a participação de Beatriz Montenegro e Cadu Aun, diretor de soluções de negócios do Twitter Brasil (confira a íntegra neste link).