Foto: Reprodução Periscope
in

Twitter anuncia fim do Periscope; confira outros 5 aplicativos que também serão descontinuados em 2021

Explorer, Microsoft Edge, Silverlight, Skype for Business e Hangout estão na lista.

Quem lembra do Periscope, o aplicativo pioneiro na transmissão e acompanhamento de vídeos ao vivo na internet que surgiu em 2015? Desde que nasceu, o app pertence ao Twitter e recentemente foi anunciado que será descontinuado a partir de março deste ano. Segundo o anúncio, as atividades do serviço se tornaram “insustentáveis” já há um tempo, com a confirmação de que o uso da plataforma caiu substancialmente nos últimos anos.

O Periscope foi um dos primeiros serviços a mostrar o potencial das gravações ao vivo no mundo das redes sociais, muito antes das lives monopolizarem as atenções em espaços como o Instagram e o YouTube.

“A verdade é que o aplicativo Periscope está em um estado de modo de manutenção insustentável há algum tempo. Nos últimos dois anos, vimos um declínio no uso e sabemos que o custo de suporte do aplicativo só aumentará com o tempo. Deixá-lo em seu estado atual não está indo bem para a atual e antiga comunidade do Periscope ou para o Twitter”, escreve a companhia, que ainda declara que a decisão teria acontecido antes se não fosse todo o remanejamento de prioridades ocorrido por conta da pandemia.

Porém, essa era uma decisão já esperada pelos usuários desde que o Twitter anunciou a compra da Squad – app desenvolvido por uma startup que possibilita uma pessoa chamar amigos para bater papo em uma live com até seis participantes. Além disso, o maior diferencial, para um mercado com tantos outros aplicativos que fazem a mesma coisa, é a possibilidade de mostrar a tela de um dos celulares.

Enquanto o aplicativo do Periscope será removido das lojas virtuais até o começo de março, a próxima atualização vai impedir que novos usuários sejam criados na plataforma. Sobre os conteúdos, a empresa diz que as transmissões compartilhadas no Twitter continuarão disponíveis na rede social em forma de replays, e todos os usuários poderão baixar conteúdos passados e arquivados antes do desligamento total na data final. A equipe e a infraestrutura do app serão incorporados ao atual dono, o Twitter.

E tem mais…

Alguns velhos conhecidos da internet também serão descontinuados este ano, de acordo com o anúncio feito pela Microsoft. Se você é adepto do Explorer, se prepare para migrar para outros navegadores. Sem suporte ou atualizações desde 2016, o Internet Explorer será completamente encerrado em 17 de agosto de 2021.

O processo é resultado da falta de suporte de alguns serviços da própria Microsoft, que até então mantinham a compatibilidade por conta, principalmente, de clientes empresariais. Outros serviços da empresa também deixaram de funcionar, como o Microsoft Edge, Microsoft Silverlight e Skype for Business.

Foto: Reprodução/Microsofit

A versão turbinada do Skype para empresas já vem sendo substituída pelo Microsoft Teams e não receberá mais atualizações de segurança a partir de 31 de julho de 2021. O Teams, além de contar com recursos mais modernos, traz melhor integração com o Office para colaboração online.

Já no Google a novidade é o encerramento do Hangouts – que já vinha sendo substituído por outros produtos em 2020 e terá a função de conversas de texto encerradas em 2021. No seu lugar, entrará o Google Chat, que atualmente está disponível apenas para contas pagas, mas ganhará versão gratuita em breve. A nova plataforma traz alguns dos mesmos recursos do Hangouts, incluindo integração com o Gmail e suporte a grupos.

Escrito por Rafa Ventura

Cantora gospel Amanda Wanessa é internada após grave acidente de carro

The Weeknd alfineta Grammy Awards no clipe "Save Your Tears"

The Weeknd alfineta Grammy Awards no clipe “Save Your Tears”