in

Twitch ultrapassa US$ 1 bilhão em gastos globais de usuários com criadores

A plataforma entrou para lista dos dez aplicativos mais lucrativos do mundo

Twitch se posiciona sobre greve de streamers brasileiros
Foto: Unsplash

A empresa de análise de aplicativos App Annie relatou que 2021 foi um ano extraordinário para o Twitch. Ele subiu duas posições entre os aplicativos não relacionados a jogos baseados pelo gasto global anual do consumidor. Em 2020, o Twitch ficou em 11º lugar, e agora, o aplicativo saltou para o 9º lugar, somando mais de US$ 1 bilhão (aproximadamente R$ 5,25 bilhões) em gastos globais de usuários com criadores dentro da plataforma.

O Twitch ganhou destaque como um aplicativo de streaming de jogos, mas nos últimos três anos, ele se ramificou. De acordo com o Digital Music News, quase todas as categorias no Twitch que não são relacionadas a jogos cresceram graças à pandemia.

“Os principais componentes que compõem o Twitch – transmissão ao vivo, interações em tempo real e um poderoso senso de comunidade – impulsionaram nosso sucesso na última década. Fomos pioneiros na transmissão ao vivo na comunidade de jogos, desenvolvendo nossa experiência em criar experiências imersivas, e agora nosso conteúdo abrange jogos, entretenimento, esportes, música e muito mais”, diz Doug Scott, diretor de marketing do Twitch.

Doug Scott, diretor de marketing do Twitch | Foto: Divulgação

Ainda de acordo com a publicação, os gastos do consumidor no Twitch são impulsionados por compras no aplicativo vinculadas a presentear os criadores de conteúdo ou a se inscrever em seu canal. Bits são uma moeda virtual que dá aos espectadores a capacidade de torcer por um streamer e recompensá-lo monetariamente. Obviamente, o Twitch recebe sua parte de bits e subs (assinaturas mensais de canais). Os criadores de conteúdo na plataforma podem trocar bits por dinheiro.

A App Annie relata que os gastos globais do consumidor nos 25 principais aplicativos de transmissão ao vivo cresceram 57% em relação ao ano anterior em 2021. O tempo global gasto usando aplicativos de transmissão ao vivo cresceu 40% durante o mesmo período.
Isso mostra o quão importante a transmissão ao vivo se tornou para a economia dos criadores como um todo.

Os principais mercados que lideram os gastos vitalícios no Twitch incluem Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, Canadá, França, Austrália, Coreia do Sul, Itália, México e Espanha. A América do Norte sozinha representa cerca de 35% dos espectadores do Twitch, com muitos streamers de todo o mundo. O Brasil fica em segundo lugar com cerca de 16,9 milhões de usuários.

Foto: Reprodução

Quais países têm mais espectadores do Twitch?

Estados Unidos e Canadá – 93 milhões
Brasil – 16,9 milhões
Alemanha – 16,8 milhões
Reino Unido – 13,4 milhões
França – 11,3 milhões
Espanha – 10,5 milhões
Rússia – 10,5 milhões
Argentina – 10 milhões
México – 9,2 milhões
Itália – 8,3 milhões
Turquia – 7,5 milhões
Coreia do Sul – 6,7 milhões
Polônia – 4,8 milhões
Austrália – 4,1 milhões
Japão – 4,1 milhões