in

Após crescimento, Twitch investe na música como categoria principal

No Brasil, a audiência de música cresceu 309% entre março e junho de 2020

Foto: Divulgação/Pitty - Otávio de Souza/Pabllo Vittar - Ernna Cost

Diante de uma crise sem precedentes, a Twitch viu a sua plataforma crescer em escala global principalmente a partir da utilização na música, pela possibilidade de lucro aos produtores de conteúdo em meio a ausência dos shows ao vivo.

A plataforma de transmissão ao vivo de propriedade da Amazon, popular no universo de games, lançou recentemente um novo diretório de músicas personalizado em sua plataforma, chamado de Music Diretory ou “um experimento de descoberta”.

Esta experiência foi implementada em três categorias: Jogos, Música e ‘IRL’, que funciona como um setor diverso que agregam conteúdos de pintura, à cozinha e conversações. De acordo com a Twitch, seu Music Directory “é o lar de artistas musicais e de todas as melhores performances ao vivo, produção musical e eventos especiais”.

O diretório é organizado em uma série de “estantes” que apresentam diferentes tipos de conteúdo relacionado à música. Também oferece uma maneira de encontrar streams que transmitem criadores de música e eventos de diferentes gêneros que estão em tendência.

 

Artistas brasileiros na Twitch em 2020

 

Artistas brasileiros e produtoras, como: Laboratório Fantasma, Pitty, Marcelo D2, Criolo, KondZilla e mais recentemente, Pabllo Vittar, também começaram a produzir conteúdos regulares para a plataforma.

A Lab Fantasma TV conta com programas semanais apresentados por Drik Barbosa, Rashid, Ronald Rios, DJ Nyack e Monique Evelle. Enquanto que D2, produziu conteúdos jogando videogame e até mesmo, demonstrando dotes culinários. Além de D2 ter feito um DJ set e promovido bate-papo sobre música com sua esposa, a produtora Luiza Machado.

A KondZilla segue apostando em uma atuação cada vez mais multiplataforma e também iniciou a produção de conteúdos na Twitch. Já Criolo criou a “Criolo TV” que já cedeu espaço a ocupações, como a do Festival MARSHA!, do Xepa Festival, da Batalha da Aldeia & Grajaú Rap City, além da Anistia Internacional na Semana Internacional da Juventude.

Pitty optou por criar programas temáticos com horário e dia definido. Assim, os fãs poderão marcar na agenda a hora de se encontrar com a cantora e compositora e falar sobre os mais diversos temas. Além disso, haverá exibições de programas especiais. Após cada stream, o material seguirá disponível para assinantes do canal.

Com formato de TV digital, Pabllo Vittar vai ensinar coreografias de seus sucessos, criar drinks, fazer watch parties com a comunidade e, claro, cantar seus sucessos e covers das artistas que ela
tanto ama.

“Em um ano tão peculiar como o que estamos meu desejo é me aproximar cada vez mais dos Vittalovers. Vamos construir juntos o nosso canal. É para gente se divertir, fofocar, pedir música, dançar… não vai ter tempo ruim! Vem comigo que vai ser bafo!”, diz Pabllo Vittar que vai mostrar todas as etapas de criação de um estúdio de gravação, desde a concepção até a finalização. Os fãs terão a chance de acompanhar o processo que deve levar aproximadamente três meses.

“A parceria com Pabllo Vittar é um marco para a Twitch no Brasil. Neste ano percebemos um crescimento sem igual da plataforma no país e a chegada de uma artista de presença mundial impacta positivamente a plataforma”, comenta o diretor de Parcerias e Conteúdos da Twitch, Wladimir Winter.

“O conteúdo não relacionado a jogos quadruplicou nos últimos quatro anos. No Brasil, a audiência de música cresceu 309% entre março e junho. Certamente, a união entre Twitch e Pabllo impulsionará os nossos números, além de atingir novos públicos”, finaliza Winter.

Com a popularidade dos conteúdos, a Twitch também foi pressionada a estabelecer regras sobre direitos autorais, você pode conferir mais detalhes clicando aqui.

 

Sobre a Twitch

Lançada em 2011, a Twitch é uma comunidade global que se reúne todos os dias para
criar experiências únicas, ao vivo e imprevisíveis com as interações de milhões de pessoas.
Reunida, a comunidade cria entretenimento entre uma lista de categorias de jogos
casuais a esportes de alcance mundial, esportes, música e artes.