in

Travis Scott: os números impressionantes do “ASTROWORLD”, álbum que desbancou o reinado do Drake


No Brasil, o nome do Travis Scott circula entre os fãs de pop pelas parcerias que faz com outros artistas da música e pelo relacionamento com Kylie Jenner. No entanto, quem gosta de hip-hop sabe que o rapper é um dos artistas mais emblemáticos e importantes da sua geração. E tudo aconteceu em pouco tempo. Em 2012 ele assinou seu contrato com a Epic Records, em 2015 lançou o seu primeiro álbum, o segundo projeto estreou no ano seguinte já no topo dos Estados Unidos e este ano Travis se firma como um fenômeno do rap com a chegada do mais recente disco, o “ASTROWORLD”.

Se a atual geração precisa de números para entender a força dos artistas no mundo efêmero da música, o POPline resolveu reuniu o que já transformou o “ASTROWORLD” em um sucesso. Menos de duas semanas após seu lançamento, o “ASTROWORLD” e suas 17 faixas são figuras repetidas nas principais paradas dos Estados Unidos, já com certificado de ouro nos Estados Unidos e Canadá, estabeleceu novos recordes no mercado norte-americano e ajudou a exportar o rap para outros países – como nos outros sete mercados que também lidera ranking de vendas e nos 92 iTunes que citam Travis Scott no Top 10 dos mais vendidos.

É certo que o rap tem maior expressividade nos EUA então lá, Travis foi eleito facilmente o rei da última semana. Além de tirar Drake do topo da principal parada de álbuns, de onde o canadense estava confortavelmente há cinco semanas, Travis Scott também lidera outros dois rankings de discos, colocou todas as 17 faixas do novo álbum na Hot 100 e no Top 50 do Spotify mundial, estabelecendo marcos importantes para a carreira e para a Sony Music e Epic Records. Este é apenas o segundo número um do rapper e a quinta maior semana em streaming da história nos Estados Unidos.

Mas tem mais…

Não é só o “ASTROWORLD” que registrou nos últimos dias esses números impressionantes. Somente os singles “STARGAZING” e “SICKO MODE” somam quase 100 milhões de execuções no Spotify. O segundo está entre os mais vendidos das paradas Hot R&B/Hip-Hop Songs (#3), Hot Rap Songs (#3) e Rap Streaming Songs (#2). “WAKE UP”, que não é single oficialmente trabalhado pela equipe do rapper, lidera a R&B Streaming Songs e aparece em terceiro na Hot R&B Songs.

“‘ASTROWORLD’ não é apenas um álbum, é um evento cultural a par com o parque temático selvagem e aventureiro que seu nome propõe’, avisa Travis na nota oficial sobre o disco. E quem duvida? Para celebrar o lançamento, o rapper ainda anunciou seu próprio festival. Você vai ouvir falar muito do “ASTROWORLD”. Os números só devem crescer nos próximos dias já que Travis é uma das atrações musicais do VMA 2018, que acontece na próxima segunda-feira (20/8).