Uma das particularidades das novelas de Gloria Perez é que, normalmente, elas são inspiradas em histórias reais. Isso não é diferente com “Travessia“, produção que estreia em outubro na faixa das 21h da TV Globo. Dessa vez, a autora se inspirou em um caso de fake news que aconteceu em 2014, em São Paulo.
> Gloria Perez fala da pressão de substituir “Pantanal” com “Travessia”
LEIA MAIS:
- Par romântico de Jade Picon, Chay Suede detalha seu papel em “Travessia”
- Gloria Perez exalta Jade Picon em “Travessia” e minimiza polêmicas
- Jade Picon mostra preparação para “Travessia” e atiça com spoiler
Na novela, Brisa (Lucy Alves) será perseguida após ser vítima de uma fake news. A inspiração para a história da personagem veio de um caso que aconteceu em 2014. Após ser vítima de um boato nas redes sociais, Fabiane Maria de Jesus foi morta por conta de um linchamento.
Nas postagens, a dona de casa foi identificada, a partir de um retrato falado, como uma sequestradora de crianças que utilizava as vítimas para rituais de magia. Ao ter sua imagem vazada na interna, a mulher foi agredida por moradores do bairro onde vivia. Ela não resistiu aos ferimentos e faleceu poucos dias depois do crime.
A história marcou Gloria Perez, que ficou chocada com tamanha violência. “Ali, no caso da Fabiane, não se tratava nem de uma fotografia que tivessem trocado o rosto dela, foi um retrato falado. Então, veja o alcance e as consequências que uma ‘brincadeira’ pode causar“, comentou.
“E também no caso da Fabiane, não tinha nenhuma sequestradora. Alguém mudou uma foto, alguém chegou em uma praça dizendo que reconheceu a mulher porque tinha visto no Facebook”, pontuou.
Brisa será vítima de deepfake em “Travessia”
Na novela das 21h, Brisa (Lucy Alves) terá seu rosto adicionado em um vídeo por Rudá (Guilherme Cabral). O jovem decide realizar a situação com um rosto aleatório na internet para provar que possui habilidade de manipulação de vídeos. A montagem, no entanto, irá viralizar rapidamente nas redes sociais.
No entanto, quando Brisa estiver saindo de São Luís, ela será reconhecida ao passar por uma praça onde acontece uma feirinha. Por isso, a protagonista será cercada por um grupo de pessoas que irá a agredir durante o linchamento.
Saiba quando “Travessia”, nova novelas das nove, vai ao ar na TV Globo
“Travessia” contará a história de Brisa (Lucy Alves), que sofrerá, logo no início da trama, um deep fake (montagens que criam vídeos realistas através de inteligências artificial) por um grupo de jovens de Portugal. Ela é noiva de Ari (Chay Suede), que precisa partir para o Rio de Janeiro nas vésperas do casamento.
Pouco tempo depois, a personagem principal nota que seu “namorido” está diferente e, por isso, ela decide ir atrás dele. Na rodoviária, a vida de Brisa muda ao se encontrar com Oto (Romulo Estrela), um hacker que vive uma vida estilo nômade.
De acordo com a autora da novela, Gloria Perez, “Travessia” abordará um mundo que ainda analisa e aprende a lidar com o lado positivo e negativo da internet. Além do trio de protagonistas, o público acompanhará Cassia Kis, Rodrigo Lombardi, Humberto Martins, Jade Picon, Giovanna Antonelli, Alexandre Nero, Alessandra Negrini, Vanessa Giácomo, Ailton Graça, entre outros.
“Travessia” é criada e escrita por Gloria Perez, com direção artística de Mauro Mendonça Filho, direção de Walter Carvalho, Andre Barros, Mariana Richard e Caio Campos. A produção é de Claudio Dager e Tatiana Poggi; e a direção de gênero é de José Luiz Villamarim.
Com cerca de 150 capítulos solicitados, a novela substituirá “Pantanal”, na faixa das 21h dentro da grade da TV Globo. A trama de Gloria Perez tem estreia prevista para o dia 10 de outubro!
Por isso, você precisa acompanhar o POPline para estar por dentro das novidades de “Travessia“. Além disso, você poderá acessar outras informações sobre algumas produções da TV Globo.