in

Tours no cinema: Luminate aponta lucro milionário e boom nos streams

Somente na primeira semana, os filmes das tours de Taylor Swift e Beyoncé arrecadaram US$ 407,7 mi

Foto: Luminate.com

Salas de cinema lotadas, fãs super produzidos e letras na ponta da língua: os filmes de grandes shows dominaram o quarto semestre de 2023, segundo o Relatório de Fim de Ano de Música da Luminate. Após o sucesso de bilheteria e público dos filmes “Taylor Swift: The Eras Tour, “Talking Heads: Stop Making Sense e “Renaissance: A Film by Beyoncé”, a aposta aquece o mercado de música internacional e gera expectativa de próximos lançamentos.

LEIA MAIS:

Bryce Dallas Howard se inspira em Taylor Swift para “Argylle”

Taylor Swift: 1 em cada 15 vinis vendidos nos EUA em 2023 é da cantora

Paramore lança “Burning Down The House”, clássico do Talking Heads

Após rumores, Beyoncé responde sobre performance no Grammy 2024

Após assistir 2 shows de Beyoncé, Leonardo DiCaprio opina sobre “Renaissance World Tour”

Beyoncé recebe Taylor Swift no lançamento do longa-metragem de “Renaissance”. Foto: Mason Poole / KevinMazur.

O sucesso dos concertos filmados para as salas de cinema deve-se à mobilização de fãs. O fenômeno nos últimos meses destaca-se também pela combinação de lançamentos nacionais simultâneos às premières internacionais. Segundo a Luminate, com a première de “The Eras Tour” nos cinemas de todo o mundo, os streams de áudio on-demand da artista multipremiada cresceram em 52,6% nos EUA e 42,5%, no intervalo de três semanas antes e depois do filme da turnê. Entre os países que longa metragem da sexta tour de Swift estão o Reino Unido, as Filipinas e o México.

Somando as bilheterias americanas e globais, a banda americana de rock acumulou US$ 7,2 milhões nos primeiro sete dias nas salas de cinemas. Já o aguardado filme da Queen Bey chegou a US$ 64,7 milhões em todos os continentes, nove vezes maior do que o impacto econômico da Talking Heads. A bilionária T-Swift arrecadou a impressionante marca de US$ 343 milhões também na primeira semana de lançamento do filme dos shows de seu último trabalho.

O levantamento da Luminate também chama atenção para o perfil de consumo daqueles que adoram acompanhar as performances dos palcos no conforto do cinema mais próximo de suas casas.

“Os frequentadores de cinema têm 70% mais probabilidade de terem assistido a um concerto ao vivo nos últimos 12 meses em comparação com a população geral dos EUA”, confirma o relatório da Luminate.

A pesquisa de mercado também descobriu que 76% dos fãs que seguem seus ídolos nas turnês correm para os cinemas na janela dos três meses seguintes.