"Tócame": Quem são Arcángel e De La Ghetto? Eles podem impulsionar Anitta na gringa! (Foto: Reprodução/YouTube)
"Tócame": Quem são Arcángel e De La Ghetto? Eles podem impulsionar Anitta na gringa! (Foto: Reprodução/YouTube)
in ,

“Tócame”: Quem são Arcángel e De La Ghetto? Eles podem impulsionar Anitta na gringa!

Agora é pra valer! Anitta começa sua carreira internacional nas mãos de uma gravadora internacional. “Tócame”, seu primeiro single desta nova era, conta com a participação de dois artistas de reggaeton com um legado incrível do gênero na América Latina e Estados Unidos. Conheça um pouco mais sobre Arcángel e De La Ghetto.

Arcángel e De La Ghetto no clipe de “Más Que Ayer” (Foto: Reprodução/YouTube)

Como as histórias de Arcángel e De La Ghetto se cruzam?

O nome de batismo de Arcángel é Austin Agustín Santos. Filho de pais dominicanos, ele nasceu em Nova York. Entretanto, sua família se mudou para Porto Rico quando Arcángel tinha 12 anos. Em 2002, o jovem manifestou o desejo de tornar-se um artista de reggaeton e começou a frequentar o circuito underground.

Rafael Castillo Jr. nasceu em Nova York e se mudou para Porto Rico, aos oito anos de idade. Assim como seu parceiro musical, acompanhou de perto a ascensão do reggaeton e apostou em seu talento. E foi deste jeito que De La Ghetto e Arcángel se conheceram e decidiram formar em 2004 um duo que se tornou popular entre os fãs de reggaeton nos Estados Unidos e Porto Rico.

A carreira – em duo e solo

Juntos, Arcángel e De La Ghetto emplacaram sucessos como “Agresivo”, “Sorpresa” e “Mi Fanática” em meados dos anos 2000. Curiosamente, toda a produção do duo foi lançada apenas em singles, álbuns colaborativos ou mixtapes vazadas na internet.

Isso ocorreu devido a um conflito com a Baby Records, que por sua vez não lançava material próprio da dupla. Com isso, Arcángel processou a empresa e, no fim de 2006, ambos decidiram seguir carreira solo.

Em 2008, ambos lançaram seus primeiros álbuns solo. Enquanto Arcángel fundou a própria gravadora e lançou El Fenómeno, De La Ghetto fez sua estreia com Masacre Musical.

Após cuidarem de suas respectivas carreiras solo, em 2013 o duo se uniu novamente e voltou a lançar singles após seis anos. Desse período vieram sucessos como “Flow Violento (Official Remix)”, “Estamo’ Aquí” e o último single, “Más Que Ayer”, que saiu em 2017, e que se aproxima de 200 milhões de visualizações no YouTube.

O último trabalho solo de De La Ghetto foi Mi Movimiento (2018), que arrancou duas indicações no Grammy Latino de 2019: “Melhor Álbum de Música Urbana”, enquanto a faixa “Caliente” concorreu a “Melhor Música Urbana”.

Já o último trabalho de inéditas de Arcángel foi Historias de un Capricornio (2019). Além disso, colocou seu mais recente single, “Sigues Con El”, no 1º lugar da Latin Billboard por diversas semanas. De La Ghetto também emplacou recentemente um hit mundial: “1,2,3”, parceria com Sofia Reyes e Jason Derulo.

Como Arcángel e De La Ghetto podem impulsionar Anitta na gringa?

Em um universo pop, é interessante observar que Anitta talvez tenha números mais expressivos que a dupla no YouTube. Porém, Arcángel e De La Ghetto são muito conhecidos na cena nova-iorquina e porto-riquenha do reggaeton. O que pode conferir mais credibilidade e uma melhor receptividade à “Tócame” neste mercado.

É parte fundamental deste projeto internacional que Anitta esteja aliada a artistas que pavimentaram a entrada do reggaeton no mercado norte-americano, antes mesmo de nomes consagrados como J Balvin, por exemplo.

Em contrapartida, para Arcángel e De La Ghetto é interessante que estejam unidos à Anitta. Pois através dela, milhões de brasileiros conhecerão a dupla, tal como ela fez com Maluma no hit “Sim ou Não”, em 2016.

O futuro dirá se este foi o primeiro (grande) passo para a tão sonhada fama – em escala global – da artista brasileira.

“Tócame” será lançada no primeiro minuto desta sexta-feira (10/7). O clipe chega no mesmo dia, às 12h, no canal oficial da Anitta, no YouTube.

Escrito por Daiv Santos

Lea Michele é trending topic no Twitter após sumiço de Naya Rivera: entenda!

Grávida, Lea Michele é atacada no Twitter após sumiço de Naya Rivera

Sandy e Junior revelam quais serão os episódios mais emocionantes da websérie! Foto: Divulgação

Sandy & Junior dizem qual foi maior desafio da carreira