Essa notícia contém informações fortes. O site americano TMZ, especializado em celebridades, revelou nesta terça (1º/5) as condições do suicídio de Avicii, DJ de 28 anos encontrado morto em Omã, no Oriente Médio. De acordo com o veículo, vários familiares contaram que o produtor se cortou com uma garrafa quebrada, que causou uma enorme hemorragia. Duas fontes contaram que Avicii se cortou no pescoço, mas outra fonte nega essa versão e diz que o corte foi no pulso.
Avicii morreu no dia 20 de abril, chocando todo o mundo. Ele enfrentava problemas com depressão e alcoolismo, tendo passado por algumas hospitalizações por conta disso. Em 2016, ele anunciou sua aposentadoria e afastamento dos palcos, dizendo que se continuasse trabalhando morreria. Precisava se afastar dos holofotes para cuidar da saúde. Mesmo assim, seguiu trabalhando em estúdio, e colaboradores dizem que ele era capaz de passar 16 horas seguidas no trabalho, só parando caso alguém o obrigasse. Ele, inclusive, deixou um álbum semipronto, que pode ganhar um lançamento póstumo.
No dia 26 de abril, sua família emitiu um comunicado que confirmou o suicídio, sem usar essa palavra. A informação ficou nas entrelinhas. O documento diz que Avicii foi uma alma artística frágil, buscando respostas para questões existenciais, e que seu perfeccionismo e trabalho duro o lavaram ao estresse extremo. “Quando ele parou de fazer turnê, quis encontrar o equilíbrio na vida para ser feliz e capaz de fazer o que mais amava – música. Ele realmente se debateu com pensamentos sobre sentido, vida e felicidade. Ele não podia continuar mais. Ele queria encontrar a paz. Tim não foi feito para a máquina de negócios na qual se encontrou; ele era um cara sensível que amava seus fãs, mas que evitou os holofote”, diz o texto.
O IMPACTO DA MORTE
Com a morte de Avicii, a música “Wake Me Up” voltou à parada de singles americana, direto no Top 40, pegando o 34º lugar. Na primeira semana após o falecimento, a faixa registrou aumento de 718% em streams, chegando a 16,4 milhões no período, e crescimento de 1.965% em downloads, fechando os sete dias com 25 mil nos Estados Unidos. “Wake Me Up” foi a sétima música mais baixada do mercado americano na última semana.
Fora isso, o álbum “True” alcançou o 22º lugar na Billboard 200 e o 1º na Top Dance/Eletronic Albums, com total de 17 mil cópias equivalentes (vendas + streams) na semana seguinte à morte. O nome de Avicii também aparece 12 vezes na nova atualização da Hot Dance/Eletronic Songs, com “Wake Me Up” na 2ª posição.