Para celebrar os 40 anos do início da banda, os Titãs retomaram a formação original: Branco Mello, Paulo Miklos, Sérgio Britto, Arnaldo Antunes, Tony Belotto, Nando Reis e Charles Gavin – a ausência é o guitarrista Marcelo Fromer, que morreu em 2001 – para fazer uma turnê por 16 capitais do país, além de Ribeirão Preto (SP), e que acaba em 3 de novembro, em Lisboa, Portugal. O Titãs Encontro reunirá os sete integrantes do grupo, em 22 apresentações, que iniciou no Rio de Janeiro, no dia 27 de abril, sendo essa a primeira vez que eles saem juntos em turnê em 30 anos.
Os shows acontecerão entre abril e novembro de 2023 com o mote “todos ao mesmo tempo agora”, que faz alusão ao disco lançado pela banda em 1991 e que valoriza o presente na forma ao vivo de interagir com a audiência. O público respondeu com o mesmo entusiasmo que os integrantes do grupo e, em menos de três dias de pré-venda, esgotou os 100 mil ingressos disponibilizados no período.
Leia Mais:
- Titãs garante diversão e arte em estreia de turnê comemorativa no Rio
- Tony Bellotto e Charles Gavin prestigiam o lançamento de nova biografia dos Titãs
- Titãs anunciam data extra da turnê “Encontro” no Rio de Janeiro!
- Vem aí! Integrantes originais dos Titãs se reúnem para turnê pelo país
- Documentário sobre vida e obra dos Titãs estreia nesta sexta (29)
Curiosidades da turnê “Titãs Encontro”
Nas apresentações, a formação clássica promete resgatar a vocação dos Titãs de se apresentar em grandes arenas. Revisitando o próprio vocabulário estético, de uma maneira que a personalidade da banda, multifacetada e com o trabalho reconhecido em décadas, se sobressaia e torne cada um dos shows um evento especial para os artistas e os fãs.
Para que cada novidade desta turnê seja acompanhada pelo público, o Titãs Encontro contará com páginas oficiais de pontos de venda dos ingressos, NFTs, um grupo de Telegram que servirá como uma central de fãs, além da divulgação de peças de merchandising oficiais.
Idealizada pela 30E e pela Bonus Track Entretenimento, a turnê Titãs Encontro mira em referências de shows de estádio internacionais que exploram a interação com público e a criatividade no uso de LED, conteúdo e tecnologia. Para isso, as apresentações contam com desenho cenográfico especial, interagindo com a identidade e conteúdo visual do projeto.
Caroline Steinhorst, Sócia e Diretora Executiva da b+ca, empresa responsável pela estratégia de comunicação da turnê “Titãs Encontro”, também contou alguns detalhes que compõem os bastidores da comunicação do Titãs Encontro.
De acordo com a executiva, mais de 45 mil pessoas se cadastraram no site da turnê somente nos dias de pré-venda. Além disso, o site da turnê já foi acessado por mais de 1 milhão de pessoas (usuários únicos). Caroline também aponta que os artistas participam ativamente de todas as decisões e estratégias de marketing, “esse trabalho colaborativo fez total diferença em todo o processo até agora”, afirma Steinhorst.
“A história da b+ca se mistura com a dos Titãs porque criamos a empresa por causa do
trabalho que fizemos por muitos anos com o Nando Reis. Depois tivemos a oportunidade de lançar dois discos do Paulo Miklos, e também de fazer uma live do Arnaldo Antunes. Quando a 30E nos chamou para esse trabalho, brincamos que não tinha como não ser a gente nesse projeto tão especial”, conta Caroline Steinhorst.
Caroline revela que inicialmente foram anunciadas 10 datas, em 10 capitais brasileiras como as únicas apresentações. Mas, que a comoção nas redes sociais foi tamanha, que os artistas decidiram fazer mais shows. A executiva acrescenta que as fotos oficiais recriando algumas antigas do grupo foram clicadas por Bob Wolfenson, que tem uma história longa com a banda e fez algumas das fotos mais icônicas no passado.
Bastidores da turnê Titãs Encontro no Fantástico
Em tempo, Branco Mello, Paulo Miklos, Sérgio Britto, Arnaldo Antunes, Tony Belotto, Nando Reis e Charles Gavin estarão no programa ‘Fantástico’ deste domingo, dia 30, para conversar com a repórter Renata Ceribelli, recordar momentos importantes e mostrar um pouco dos bastidores deste retorno de um dos grupos mais importantes da história do rock nacional.
No Rio de Janeiro, o programa acompanhou a primeira das 22 apresentações previstas para esta temporada de shows, realizada na noite da última quinta-feira, dia 27. Uma turnê especial e para também celebrar a vida.
Neste período em que a formação original ficou separada, Branco Mello descobriu um tumor na garganta, e agora comemora por poder voltar aos palcos. “Eu tive um problema sério. Operei e me curei, mas passei um ano praticamente sem falar e agora tem uma coisa incrível acontecendo. Tenho essa voz e estou cantando. Então, para mim, é um momento bastante especial”, afirma Branco Mello.