O filme “Tipos de Gentileza”, que repete a parceria de Emma Stone com o diretor Yorgos Lanthimos depois de “Pobres Criaturas” (2023), chegou aos cinemas brasileiros. O longa-metragem, classificado para maiores de idade, acompanha três histórias antológicas.
Leia mais:
- Filho de John Lennon quer Emma Stone no filme do The Beatles
- Emma Stone vence o Oscar e compartilha prêmio com Lily Gladstone
- “Bruna Marquezine é minha Emma Stone”, diz diretor Matheus Souza
Uma delas gira em torno de um homem que tenta assumir o controle de sua própria vida. A segunda é sobre um policial cuja esposa parece uma pessoa diferente. E a terceira é sobre uma mulher que procura alguém com uma habilidade especial. O elenco conta com Jesse Plemons, Willem Dafoe e Margaret Qualley, entre outros.
“Tipos de Gentileza” é um bom filme?
O longa-metragem estreou no Festival de Cannes deste ano e rendeu o troféu de melhor ator para Jesse Plemons. A crítica também recebeu bem o novo trabalho de Emma Stone e Yorgos Lanthimos. “Tipos de Gentileza” está com 71% de aprovação no site Rotten Tomatoes, que compila as opiniões da crítica especializada.
“Emma Stone pode receber toda a atenção, mas Plemons é a alma ansiosa do filme”, publicou o Washington Post.
“‘Tipos de Gentileza’ parece ter sido feito por um deus cínico enquanto observa nossas tentativas tolas de controlar nossas próprias vidas e ri de nossa tolice. Se as risadas são um teste decisivo para a saúde mental, então posso estar um pouco inclinado à loucura”, escreveu Scott Phillips, da Forbes.
Já Tom Shone, crítico do Sunday Times, definiu o filme como “Kafka no pronto-socorro”. Michael Phillips, do Chicago Tribune, classificou o trabalho como “um tratamento luxuoso de algumas ideias satíricas insignificantes”.
Odie Henderson, do Boston Globe, publicou: “as duas mulheres sentadas atrás de mim na minha exibição ficaram tão enojadas que reclamaram em voz alta antes de sair. Admito que estava com ciúmes: eu queria ver o filme doentio que eles pensavam que estavam assistindo”.