in ,

Internacional! Tiktoker Raphael Vicente tem história contada pelo jornal The Guardian

Influencer da Maré ganhou notoriedade depois de viralizar com versão de ‘Waka Waka’

Influencer do Complexo da Maré ganhou reportagem no The Guardian (Foto: Instagram @raphaelviicente)

Da Maré para o mundo! O Tiktoker Raphael Vicente teve sua história contada no jornal britânico The Guardian nesta quarta-feira (8). Em uma longa matéria, o portal resume o influenciador como “o brasileiro que viraliza mostrando a alegria da favela”. Na conversa, ele falou sobre a família e mostrou desejo de mudar o imaginário popular sobre as comunidades no Brasil. 

> Siga o OMG! no Instagram para acompanhar o mundo das celebs, reality shows e memes

Raphael Vicente viralizou com versão de ‘Waka Waka’ (Foto: Reprodução)

LEIA MAIS:

‘Cria’ do Complexo da Maré, na zona Norte do Rio de Janeiro, Raphael produz vídeos engraçados com seus familiares e cria suas próprias versões de músicas famosas, como Boys Don’t Cry, de Anitta. Foi uma dessas versões, aliás, que rendeu uma virada na carreira do influenciador. Aos 22 anos, o carioca viu seu nome chegar mais longe do que imaginou depois que Shakira repostou um vídeo em que ele refazia a coreografia do hit “Waka Waka”.

Na matéria, o jornal britânico afirma que Raphael quer usar sua fama para mudar a forma como os moradores de favela são vistos no Brasil. É um desejo do tiktoker mostrar que há muito mais do que crime e pobreza nas comunidades. 

Para o The Guardian, ele desabafou: “Eu sou um garoto preto, pobre e gay que vive na Maré durante toda minha vida”. E continuou:

“A gente não tem as mesmas oportunidades de quem não vive na favela, nossa luta sempre exige o dobro de esforço, o dobro de trabalho.”

A reportagem também exaltou o talento do brasileiro que produz conteúdo desde os 14 anos. Hoje, Raphael Vicente tem mais de 3 milhões de seguidores no TikTok e 907 mil no Instagram. Ele também é fundador e integrante do Dance Maré, grupo que reúne jovens do Complexo em torno do amor à dança. 

LEIA MAIS:

Ao The Guardian, o brasileiro também revelou que o dia em que Shakira repostou seu vídeo teve um significado ainda maior para ele. Naquela semana, o Complexo da Maré passou por um confronto que deixou vários mortos. Raphael atribuiu um propósito ao seu trabalho depois disso: “Aos poucos posso mudar essa realidade”. 

Fato é que o influenciador conseguiu colocar a Maré no radar internacional. Segundo o jornal britânico, uma busca no Google sobre notícias relacionadas ao Complexo entregou mais artigos positivos ao usuário do que os títulos de violência comumente divulgados. 

Curtiu esta matéria? Leia mais conteúdos do Oh My God! by POPline. Tem listas, curiosidades, virais, celebs, k-pop, reality shows e muito mais sobre cultura pop!