Da Maré para o mundo! O Tiktoker Raphael Vicente teve sua história contada no jornal britânico The Guardian nesta quarta-feira (8). Em uma longa matéria, o portal resume o influenciador como “o brasileiro que viraliza mostrando a alegria da favela”. Na conversa, ele falou sobre a família e mostrou desejo de mudar o imaginário popular sobre as comunidades no Brasil.
> Siga o OMG! no Instagram para acompanhar o mundo das celebs, reality shows e memes
LEIA MAIS:
- Limpeza é pop! Vídeos de ‘cleanfluencers’ são sucesso no TikTok
- TikTok leva “Haja Amor”, de Luiz Caldas, ao Viral do Spotify Brasil
- Entenda a trend ‘Dumb Ways to Die’ que viralizou no TikTok!
‘Cria’ do Complexo da Maré, na zona Norte do Rio de Janeiro, Raphael produz vídeos engraçados com seus familiares e cria suas próprias versões de músicas famosas, como “Boys Don’t Cry“, de Anitta. Foi uma dessas versões, aliás, que rendeu uma virada na carreira do influenciador. Aos 22 anos, o carioca viu seu nome chegar mais longe do que imaginou depois que Shakira repostou um vídeo em que ele refazia a coreografia do hit “Waka Waka”.
Na matéria, o jornal britânico afirma que Raphael quer usar sua fama para mudar a forma como os moradores de favela são vistos no Brasil. É um desejo do tiktoker mostrar que há muito mais do que crime e pobreza nas comunidades.
Para o The Guardian, ele desabafou: “Eu sou um garoto preto, pobre e gay que vive na Maré durante toda minha vida”. E continuou:
“A gente não tem as mesmas oportunidades de quem não vive na favela, nossa luta sempre exige o dobro de esforço, o dobro de trabalho.”
A reportagem também exaltou o talento do brasileiro que produz conteúdo desde os 14 anos. Hoje, Raphael Vicente tem mais de 3 milhões de seguidores no TikTok e 907 mil no Instagram. Ele também é fundador e integrante do Dance Maré, grupo que reúne jovens do Complexo em torno do amor à dança.
LEIA MAIS:
- Câmara vota para avançar projeto de lei que autoriza Biden a banir o TikTok nos EUA
- Você já viu a trend fofinha dos pets falando em espanhol no TikTok?
- Irmã de Selena Gomez grava TikTok com sobrinha de Kylie Jenner em meio à polêmica
Ao The Guardian, o brasileiro também revelou que o dia em que Shakira repostou seu vídeo teve um significado ainda maior para ele. Naquela semana, o Complexo da Maré passou por um confronto que deixou vários mortos. Raphael atribuiu um propósito ao seu trabalho depois disso: “Aos poucos posso mudar essa realidade”.
Fato é que o influenciador conseguiu colocar a Maré no radar internacional. Segundo o jornal britânico, uma busca no Google sobre notícias relacionadas ao Complexo entregou mais artigos positivos ao usuário do que os títulos de violência comumente divulgados.