O TikTok anunciou no fim do ano passado o lançamento de um novo recurso que ajudará a sua comunidade, composta por mais de 1 bilhão de pessoas, a entender as recomendações de vídeos dentro do aplicativo.
O feed ‘Para Você’ permite que as pessoas descubram ideias, criadores, produtos e entretenimento. A plataforma recomenda conteúdos por meio de uma classificação de vídeos baseada em uma combinação de fatores de acordo com a atividade de cada pessoa no aplicativo, que inclui a adequação ao conteúdo que ela indica não se interessar.
Leia Mais:
- Spotify: conheça o recurso para aumentar a qualidade de áudio em podcasts
- YouTube aponta 3 pilares fundamentais para ter sucesso com anúncios em vídeo
- Descubra como ver mais conteúdos interessantes no Instagram
Para ajudar as pessoas a entender porque determinado vídeo foi recomendado a elas, a plataforma lança, nas próximas semanas, uma nova ferramenta que funcionará da seguinte forma:
- No feed ‘Para Você’, toque no painel de compartilhar;
- Depois, toque no sinal de interrogação chamado ‘Porque esse vídeo’;
- A partir daí, é possível ver os motivos pelos quais um determinado vídeo foi recomendado ao usuário.
O sistema de recomendação do TikTok é alimentado por modelos técnicos, por isso a plataforma busca facilitar a compreensão desse processo detalhando:
- Ações de usuários, como os conteúdos que o usuário consome, curte ou compartilha, comentários que posta, ou termos que pesquisa.
- Contas que uma pessoa segue ou contas sugeridas a ela.
- Conteúdos postados recentemente na região.
- Conteúdos populares na região.
A ferramenta é uma maneira do TikTok trazer mais transparência para os usuários que usam a plataforma e se baseia em uma série de iniciativas com esse objetivo.
As Diretrizes da Comunidade listam categorias de conteúdos que não são aceitas para recomendação na página ‘Para Você’. A plataforma ainda disponibiliza ferramentas para ajudar a personalizar recomendações e recursos educacionais que explicam como funciona a recomendação de conteúdo.