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TikTok se posiciona sobre a remoção do catálogo da Universal Music Publishing da plataforma

TikTok se posiciona sobre a remoção do catálogo da Universal Music Publishing da plataforma. Foto: Divulgação

O TikTok emitiu um comunicado nesta quarta-feira (28) sobre a remoção das obras musicais da editora Universal Music Publishing na plataforma. A batalha, que começou no início deste mês, inicialmente viu os fonogramas pertencentes ou distribuídos pelo Universal Music Group (UMG) serem removidos da plataforma.

Agora, está se estendendo a um número muito maior, envolvendo obras musicais, incluindo àquelas editadas pela empresa, através da Universal Music Publishing (UMPG). Com a atual movimentação, artistas que possuem contratos com outras companhias, como Sony Music e Warner Music, podem ser afetados, já que o acordo de edição musical independe do vínculo com a gravadora.

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O TikTok publicou um posicionamento comentando o novo capítulo do impasse com o Universal Music Group. Confira o comunicado na íntegra abaixo:

Estamos no processo de cumprir a exigência da Universal Music Group de remover todas as músicas que foram escritas (ou coescritas) por um compositor com contrato assinado com o Universal Music Publishing Group, com base em informações fornecidas pelo grupo. Suas ações não afetam apenas os compositores e artistas que eles representam, mas agora também impactam muitos artistas e compositores que não têm contrato assinado com a Universal.

Continuamos empenhados em chegar a um acordo justo com o Universal Music Group. Enquanto isso, os amantes de música podem continuar a curtir, descobrir e compartilhar milhões de faixas de artistas, compositores e gravadoras no TikTok, e continuaremos conectando todos os artistas – inclusive aqueles cuja música não está disponível atualmente em nossa plataforma – com seus fãs.

TikTok inicia remoção do catálogo da Universal Music Publishing da plataforma. Foto: Divulgação

Universal Music Group x TikTok 

A situação opõe o Universal Music Group ao TikTok – uma das plataformas mais influentes para a promoção de música nos últimos cinco anos – à medida que a companhia permanece sem renovar o seu acordo de licenciamento, que expirou no dia 31 de janeiro.

Considerando o grande número de compositores e editoras creditados na maioria dos sucessos contemporâneos, não estava claro até que ponto a música será afetada, ou onde as duas empresas poderiam estabelecer o limite sobre se uma música é ou não controlada pela UMPG – por exemplo, se um dos sete compositores de uma música possuem contrato com a Universal.

As opiniões divergem muito: fontes próximas à UMG afirmam que ela tem participação na maioria das músicas da plataforma, enquanto fontes próximas ao TikTok colocam o número bem menor, entre 20% e 30%. As últimas fontes também afirmam que o TikTok não viu queda no número de usuários desde que os fonogramas da UMG começaram a ser removidos no início deste mês. Saiba mais acessando aqui.

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