O TikTok anunciou na última semana a parceria com a Coalition for Content Provenance and Authenticity (C2PA) para identificar conteúdo gerado por inteligência artificial (AIGC) na plataforma. Além disso, a rede social divulgou uma série de recursos de “alfabetização midiática”, desenvolvidos com especialistas do Mediawise, do Poynter Institut, e WITNESS.
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De acordo com o TikTok, mídia social da chinesa ByteDance, a parceria com a C2PA a tornam a primeira plataforma de compartilhamento de vídeos a implementar a tecnologia proprietária de Content Credentials. Este é o símbolo da ação conjunta para credenciais de conteúdo, para além daqueles gerados com efeitos de IA no TikTok, ferramenta que existe desde 2023.
Há mais de um ano também é exigido que criadores de conteúdo rotulem o conteúdo produzido com IA que simula imagens ‘realistas’. A ideia é evitar casos de desinformação baseado na verossimilhança entre imagens de IA e autorais produzidas por outras tecnologias. Segundo o TikTok, a aplicação já foi usada mais de 37 milhões de criadores desde o último trimestre de 2023.
As credenciais da C2PA funcionam com armazenamento de metadados ao conteúdo, que podem ser usados para reconhecer e rotular instantaneamente o que for gerado por inteligência artificial.
Esse recurso começou a ser implementado, no dia 09 de maio, em imagens e vídeos. Ainda não há data para conteúdos de áudio. O TikTok também declarou a entrada na Iniciativa de Autenticidade de Conteúdo (IAC), da Adobe.
“Estamos animados em dar as boas-vindas à ampla comunidade de criadores e usuários do TikTok em todo o mundo à C2PA e ao CAI, enquanto embarcam em uma jornada para oferecer mais transparência e autenticidade na plataforma. Em um momento em que qualquer conteúdo digital pode ser alterado, é essencial fornecer meios para que o público possa discernir o que é verdadeiro. O anúncio de hoje é um passo fundamental para alcançar esse resultado”, Dana Rao, General Counsel and Chief Trust Officer da Adobe.
Com Mediawise e WITNESS, o TikTok promete atualizar a página do Centro de Segurança sobre desinformação e ampliar as ações da Teen Fact-Checking Network para outras faixas etárias.
“Nossa ferramenta Teen Fact-Checking Network tem construído um público com vídeos inovadores de alfabetização midiática no TikTok desde 2019. Cinco anos depois, estamos entusiasmados em capacitar ainda mais pessoas para diferenciaer o que são fatos e o que é ficção online”, declara Alex Mahadevan, diretor do MediaWise.
No caso do mercado fonográfico, as ações com iniciais da parceria podem impactar na disseminação de músicas gravadas com IA. É possível que a credencial de conteúdo possa se desdobrar em ferramentas como “Adicionar a App de Música”.
Ela permite que os fãs de música salvem as faixas que descobrem no TikTok nos serviços de streaming. Isso devido à crescente demanda de artistas, produtores e executivos do mercado mundial para sistemas de identificação de uso de IA em fonogramas.
Por outro lado, não foi anunciado como a atual parceria com a C2PA pode repercutir na arrecadação de royalties. Por exemplo, com o retorno dos artistas da UMG para o TikTok, a plataforma de rede social ainda não se pronunciou se as ações previstas no acordo com a major para remoção de músicas não autorizadas geradas por IA serão realizadas com a tecnologia da C2PA ou com desenvolvimento exclusivo com o UMG.