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TikTok firma parceria com C2PA, Mediawise e WITNESS para identificar conteúdo gerado por inteligência artificial

Rede social promete recursos de “alfabetização midiática”, atualizações de segurança e nova tecnologia de identificação de conteúdos gerados por IA

TikTok atualiza identificação de conteúdos de IA generativa. Foto: TikTok / Divulgação

O TikTok anunciou na última semana a parceria com a Coalition for Content Provenance and Authenticity (C2PA) para identificar conteúdo gerado por inteligência artificial (AIGC) na plataforma. Além disso, a rede social divulgou uma série de recursos de “alfabetização midiática”, desenvolvidos com especialistas do Mediawise, do Poynter Institut, e WITNESS.

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Foto: Divulgação/TikTok
Foto: Divulgação/TikTok

De acordo com o TikTok, mídia social da chinesa ByteDance, a parceria com a C2PA a tornam a primeira plataforma de compartilhamento de vídeos a implementar a tecnologia proprietária de Content Credentials. Este é o símbolo da ação conjunta para credenciais de conteúdo, para além daqueles gerados com efeitos de IA no TikTok, ferramenta que existe desde 2023.

Há mais de um ano também é exigido que criadores de conteúdo rotulem o conteúdo produzido com IA que simula imagens ‘realistas’. A ideia é evitar casos de desinformação baseado na verossimilhança entre imagens de IA e autorais produzidas por outras tecnologias. Segundo o TikTok, a aplicação já foi usada mais de 37 milhões de criadores desde o último trimestre de 2023.

As credenciais da C2PA funcionam com armazenamento de metadados ao conteúdo, que podem ser usados para reconhecer e rotular instantaneamente o que for gerado por inteligência artificial.

Esse recurso começou a ser implementado, no dia 09 de maio, em imagens e vídeos. Ainda não há data para conteúdos de áudio. O TikTok também declarou a entrada na Iniciativa de Autenticidade de Conteúdo (IAC), da Adobe.

adobe, dana rao, General Counsel and Chief Trust Officer da Adobe
Dana Rao, General Counsel and Chief Trust Officer da Adobe. Foto: Adobe / Divulgação.

“Estamos animados em dar as boas-vindas à ampla comunidade de criadores e usuários do TikTok em todo o mundo à C2PA e ao CAI, enquanto embarcam em uma jornada para oferecer mais transparência e autenticidade na plataforma. Em um momento em que qualquer conteúdo digital pode ser alterado, é essencial fornecer meios para que o público possa discernir o que é verdadeiro. O anúncio de hoje é um passo fundamental para alcançar esse resultado”, Dana Rao, General Counsel and Chief Trust Officer da Adobe.

Com Mediawise e WITNESS, o TikTok promete atualizar a página do Centro de Segurança sobre desinformação e ampliar as ações da Teen Fact-Checking Network para outras faixas etárias.

Alex Mahadevan, diretor do MediaWise
Alex Mahadevan, diretor do MediaWise. Foto: X.com / Divulgação.

“Nossa ferramenta Teen Fact-Checking Network tem construído um público com vídeos inovadores de alfabetização midiática no TikTok desde 2019. Cinco anos depois, estamos entusiasmados em capacitar ainda mais pessoas para diferenciaer o que são fatos e o que é ficção online”, declara Alex Mahadevan, diretor do MediaWise.

No caso do mercado fonográfico, as ações com iniciais da parceria podem impactar na disseminação de músicas gravadas com IA. É possível que a credencial de conteúdo possa se desdobrar em ferramentas como “Adicionar a App de Música”.

Ela permite que os fãs de música salvem as faixas que descobrem no TikTok nos serviços de streaming. Isso devido à crescente demanda de artistas, produtores e executivos do mercado mundial para sistemas de identificação de uso de IA em fonogramas.

Por outro lado, não foi anunciado como a atual parceria com a C2PA pode repercutir na arrecadação de royalties. Por exemplo, com o retorno dos artistas da UMG para o TikTok, a plataforma de rede social ainda não se pronunciou se as ações previstas no acordo com a major para remoção de músicas não autorizadas geradas por IA serão realizadas com a tecnologia da C2PA ou com desenvolvimento exclusivo com o UMG.