in ,

TikTok está testando vídeos de 60 minutos; saiba mais

Mercado fonográfico pode esperar mudanças na arrecadação de royalties, negociações em transmissões ao vivo e desafios legais

TikTok. Foto: Unsplash / Divulgação.

O TikTok agora está testando uploads de vídeo de 60 minutos. Com o crescimento gradual da duração dos conteúdos na rede social, a plataforma expande suas funções num contexto de concorrência com redes sociais como YouTube e Instagram.

LEIA MAIS:

TikTok. Foto: Unsplash.

A rede social da empresa chinesa Bytedance surgiu com a proposta de vídeos de 15 segundos e levou o mercado das big techs de interação pessoal a criar suas ferramentas. Ao longo dos anos, surgiram as concorrentes “shorts” do YouTube e “reels” do Instagram.  Agora, o TikTok está em busca do mercado já dominado pelas outras.

No mercado fonográfico, o aplicativo alimenta singles de artistas virais também. No Brasil, casos com o de TZ da Coronel e Thullio Milionário têm demonstrado a força de prévias e trends. Globalmente, a plataforma também publica um “boletim de boletim global de música”, compartilhando a sua agenda comercial.

Além disso, segundo o TechCrunch, o TikTok afirma que embora os criadores possam publicar histórias com várias partes, alguns setores precisam de mais tempo para projetos, como creators das categorias de culinária, beleza, educação e comédia.

Mudanças no mercado fonográfico

Do ponto de vista do mercado fonográfico, a atualização possibilitará inserção de longas-metragens como documentários, filmes autobiográficos e séries sobre o mercado e profissionais da indústria. A medida incide no debate sobre a força do TikTok, tendo em vista as ações por regulação de plataformas no Brasil, na União Europeia e na mais recente disputa judicial nos Estados Unidos.

A ampliação para 60 minutos também abre a necessidade de readequação do pagamento por views no TikTok, assim como de direitos autorais, no sentido da pirataria. Outros desafios estão em torno do debate de conteúdos ofensivos e de humilhação, como se deu o caso das lives de NPCs.

Plataformas como o YouTube têm uma longa trajetória de manuais e automações para retirada de conteúdos como filmes de suas plataformas, inclusive com a oferta de catálogos de produções do cinema via assinatura por demanda ou anual.

Outro impacto da possível popularização dos vídeos de 60 minutos no TikTok recai sobre as transmissões ao vivo. Até o momento a rede social não se pronunciou. No caso do mercado brasileiro, com o boom de festivais desde o ano passado, os players podem analisar possibilidades estratégicas para negociações de exibições de shows via TikTok.

Ao mesmo tempo, a usabilidade restrita da plataforma, com formato vertical tanto na versão mobile como desktop, impõe expectativas de atualizações sobre a orientação dos vídeos “superlongos” na rede social.