in

TikTok é oficialmente mais viciante do que o YouTube, revela relatório

O TikTok ultrapassou o YouTube em tempo médio gasto por usuário nos Estados Unidos e no Reino Unido.

Foto: Solen Feyissa/Unsplash

Os hábitos sociais formados durante a pandemia estão persistindo – e se aprofundando, é o que empresa de análise de aplicativos App Annie, que avalia regularmente os aplicativos mais populares em seu relatório “State of Mobile”, revelou. Na edição mais recente do relatório, descobriu-se que os americanos que usam telefones Android passam mais tempo com o TikTok do que no YouTube.

Ainda de acordo com o relatório, que rastreia tendências no comportamento do consumidor destacando aplicativos móveis promissores, no mundo social, o vídeo curto é rei. O YouTube e o TikTok comandam o envolvimento mais profundo entre aplicativos sociais e de streaming de vídeo. Um dado que chamou atenção do mundo foi que o TikTok ultrapassou o YouTube em tempo médio gasto por usuário nos Estados Unidos e no Reino Unido.

Em maio de 2021, o usuário médio passava 24,5 horas por mês no TikTok nos Estados Unidos, contra 22h gastas no YouTube. É uma diferença de mais de 10%, um abismo que parece estar aumentando. O exame de relatórios anteriores do State of Mobile revela o quão rápido o envolvimento mensal da TikTok está crescendo.

No Reino Unido esse número é ainda maior, por lá são quase 26h mensais na plataforma da ByteDance, contra 16 horas por mês no YouTube. Porém, vale destacar que esse número é ainda maior em usuários de Android. Nos EUA, o usuário médio passa 50% mais tempo no TikTok em telefones Android do que em dezembro de 2019. Já no Reino Unido, o crescimento foi ainda mais dramático, com 80%.

Foto: Reprodução/App Annie

Embora o TikTok esteja crescendo rapidamente na América e no Reino Unido, isso não é verdade para todos os países. Na Coreia e no Japão, por exemplo, o YouTube mantém uma vantagem considerável de 2,5 vezes sobre o TikTok no tempo médio gasto por usuário em maio de 2021. Na Coreia do Sul isso equivale a mais de 40 horas, um aumento de 15% em relação a dezembro de 2019.

As redes sociais de áudio também teve um crescimento no primeiro e segundo trimestre de 2021, popularizado pelo Clubhouse, que viu mais de 25 milhões de downloads até 25 de junho de 2021, apesar de um lançamento apenas para iOS e mecânica inicial apenas para convidados. No Google, ele foi lançado no final de maio de 2021 e em pouco mais de um mês já ultrapassou 9 milhões de downloads do Google Play.