in

TikTok destaca músicas e artistas que bombaram em 2021

Entre as músicas mais populares no Brasil a plataforma destacou o hit “Bipolar” de Mc Davi, Mc Pedrinho e Mc Don Juan

Foto: Divulgação

Após ter tido um grande ano para a música e revelado diversos artistas, o TikTok divulgou um relatório com as faixas, os artistas e os momentos que marcaram 2021. Entre as músicas mais populares no Brasil (e em Portugal) a plataforma destacou que tem sido um grande ano para Mc Davi, Mc Pedrinho e Mc Don Juan, considerados os mais populares por criações de vídeo.

O hit “Bipolar” explodiu na plataforma e inspirou milhões de vídeos e se transformou em uma grande tendência no aplicativo. Além dele, o TikTok destacou “Mds” (Kawê & MC Lele Jp), “Não, Não Vou” (Mari Fernandez), “Tipo Gin” (Kevin O Chris); “You Got It” (Vedo), “Apaga a Luz Apaga Tudo 150Bpm” (MC Topre), “Passinho Debochado” (Dan Ventura), “Plutão” (VMZ) e “Maravilha” (MC CH da Z.O & MC Hollywood & MC Magrinho).

“Os últimos 12 meses nos proporcionaram diversos momentos musicais, inspiraram nossa comunidade de mais de um bilhão de usuários e mostraram ao mundo a importância da música no TikTok. Temos orgulho em ser uma plataforma que abre as portas para novos artistas e músicas, bem como um espaço para músicos estabelecidos e sucessos clássicos, conectando-os a um público global e uma comunidade musical apaixonada como nunca antes”, diz Roberta Guimarães, head de Conteúdo Musical do TikTok Brasil.

@jojotodynhoAh Caralho desisto!!! 😭🤯🤬é o fim 🤯😭😤♬ Bipolar – Mc Davi & Mc Pedrinho & Mc Don Juan

Por trás da música: os perfis de artistas mais populares no Brasil

Seja abraçando uma tendência, apresentando o processo criativo de desenvolver sua música ou apenas se divertindo, a comunidade do TikTok adora ficar perto dos criadores de música que os inspiram e mal podemos esperar para assistir, compartilhar e reagir a esses TikToks em 2022. Conheça as contas de artistas do TikTok mais populares no Brasil (sem ordem de relevância):

Momentos musicais do ano no Brasil

A música ajudou a contar histórias e deu voz a diversas ações da plataforma neste ano de 2021, embalando temas como diversidade, saúde mental, sustentabilidade, entre outros. Em #ReflorestaComGil , a comunidade celebrou a entrada do mestre Gilberto Gil no TikTok e o lançamento da canção “Refloresta”, além de poder fazer a diferença aderindo à campanha sobre reflorestamento.

No mês do Setembro Amarelo, # AMúsicaSalva trouxe a potência do cantor Emicida e mostrou a importância da música como instrumento de cura. Outros momentos marcantes de 2021 também tiveram a música como instrumento para mensagens transformadoras como nas campanhas #LivreParaSer, com Pabllo Vittar; em #NaMinhaPelePreta, no mês da Consciência Negra; e #AdotecomMarisa , que marcou a chegada de Marisa Monte ao TikTok. Confira outros momentos musicais que ganharam destaque na plataforma:

  • #JãoNoTikTok, live com o cantor Jão da nova geração do pop nacional
  • #ExpoNorteENordeste, com Pabllo Vittar, para enaltecer criadores das regiões Norte e Nordeste
  • #LendocomDjavan , 25 anos do álbum “Malásia” (1996) e entrada de Djavan na plataforma
  • #Anos2000, com Kelly Key, Supla e Yudi Tamashiro
  • #DiaDoEmo, com apresentação especial da banda Fresno
  • #LiveForYou , projeto que teve início com show da dupla Matheus & Kauan

Leia mais:

Ao redor do mundo

Uma das primeiras e maiores tendências do TikTok este ano foi resgatar a tradição do Sea Shanty, que começou a fazer ondas ao redor do mundo em fevereiro. O cantor escocês Nathan Evans conquistou os corações e mentes da comunidade com emocionantes interpretações estimulantes à capella e com percussão como “The Scotsman” e “The Wellerman”. A comunidade #SeaShanty é um nicho, mas considerável e crescente – a hashtag tem mais de 6,3 bilhões de visualizações de vídeo e “The Wellerman” subiu nas paradas em todo o mundo.

A música da África dominanou o TikTok. O hit ‘Love Nawantiti’ do artista nigeriano CKay e Nimco Happy da Somália com sua faixa “I love you more than my life” realmente se conectaram à nossa comunidade e não apenas ao continente africano. Reunir artistas e suas músicas com fãs de todo o mundo é algo verdadeiramente mágico sobre o TikTok.

A plataforma também recebemos alguns milhares de artistas da música consagrados nos últimos 12 meses: de Led Zeppelin a Rod Stewart, da falecida grande Amy Winehouse ao Abba e sua primeira música nova em 40 anos.