in

TikTok destaca criadores negros e doa R$ 2,7 milhões para ONGs que lutam pela igualdade racial

Foto: Divulgação

Muitas empresas que atuam de forma global estão aderindo às homenagens pelo Black History Month (Mês da História Negra – comemorado nos Estados Unidos). Desta vez a ação foi preparada pelo TikTok que anunciou o #MakeBlackHistory que, durante todo o mês de fevereiro, destacará os criadores que estão fazendo a diferença na plataforma e doou US$ 500 mil (cerca de 2,7 milhões de reais) para organizações sem fins lucrativos que lutam por igualdade racial e justiça, e que fornecem programas e recursos para comunidades negras locais.

Com novos efeitos criativos que abrangem a expressão, listas de reprodução de música negra e muito mais, o #MakeBlackHistory foi criado com o objetivo de respeitar e reconhecer o passado, presente e futuro da experiência negra. “Estamos entusiasmados em celebrar a excelência Negra e homenagear a comunidade Negra no TikTok”, revela a empresa.

“Os criadores negros estão abrindo caminhos em todos os lugares e nossa comunidade não seria o que é hoje sem eles”, completam.

Além disso, para desenvolver a iniciativa de Apoiar Negócios Negros, o TikTok lançou o Black Business Showcase que reconhecerá e promoverá negócios de propriedade de negros ao longo do mês. “A comunidade TikTok poderá descobrir e comprar em empresas de propriedade de negros que participaram do nosso programa #ShopBlack recente”, revela o aplicativo. O Black Business Showcase será uma experiência reinventada na seção Rewards do aplicativo, que pode ser localizada pesquisando “Black Businesses” ou “Rewards”.

Pioneiros da Black TikTok

O TikTok anunciou a lista inaugural de Black TikTok Trailblazers. As pessoas listadas foram reconhecidas e indicadas pela comunidade #BlackTikTok da América do Norte por serem líderes e pioneiros dentro e fora da plataforma. “Nossos pioneiros estão usando sua plataforma para educar, entreter e defender a comunidade negra. De uma caçadora que ama a natureza a um matemático criativo, esses criadores estão definindo o que significa ser negro”, revelou o TikTok.

A #MakeBlackHistory ficará em destaque com um banner na página Discover do aplicativo, possibilitando conexão da comunidade a programação TikTok LIVE com criadores e artistas negros, incluindo os Black TikTok Trailblazers. “Além disso, estamos colaborando com @TheShadeRoom em um TikTok LIVE especial apresentando um Black Trailblazer diferente a cada semana para discutir a história, beleza e moda negras. Os programas TikTok LIVE favoritos da comunidade, como Aprenda no TikTok e o Mês da Moda, também homenagearão e apresentarão criadores Negros, celebrando todas as diferentes expressões da Negra”, revelam.

Conheça alguns dos destaques do Black TikTok:

@alexisnikole – Alexis (Columbus, OH), amante do ar livre e que colhe alimentos silvestres excepcionais. Ela se sentiu inspirada a começar a criar conteúdo sobre seu amor pela caça e coleta quando não viu muita representação negra na indústria de recreação ao ar livre. Alexis se orgulha de ser negra e assumidamente nerd, compartilhando alegremente seu amor pela caça e pela vida ao ar livre com outras pessoas.

@beauty2thestreetz – Shirley (Los Angeles, CA) cuida de centenas de desabrigados em Los Angeles todas as semanas e está usando sua plataforma para ser uma voz para eles. No auge da pandemia, ela forneceu recursos como máscaras EPIs para os sem-teto e compartilhou histórias em seus vídeos do TikTok.

@christian_shelton – Christian (Las Vegas, NV) sempre soube que queria compartilhar seu talento como cantor no TikTok. Ele adora o fato de haver uma forte comunidade e cultura negra no TikTok e sente que às vezes os artistas negros são “colocados em uma caixa” quando se trata do tipo de música que criam e, por isso, ele quer mostrar a amplitude e a profundidade do talento musical negro.

@dadlifejason – Jason (Atlus, OK) é marido e pai de três filhos. Como patriarca de uma família multirracial, ele usa sua plataforma para compartilhar momentos e experiências familiares. Para Jason, é importante mostrar o amor e a ternura da paternidade e dos pais na comunidade negra. De atos aleatórios de bondade a sessões de jam de música, ele e sua família se concentram em espalhar positividade por meio de seu conteúdo.

@fatraco0n – Jax (Fargo, ND) usa sua voz e a plataforma para destacar tópicos que vão desde sua própria cultura sul-sudanesa, ao racismo e feminismo. Ela se concentra no ativismo dentro e fora do TikTok e acredita que sua vocação é cuidar e ajudar os outros.

@iconiccpinkk – Munera (Missouri) está mudando a aparência do mundo dos criadores. Depois que ela percebeu que havia uma falta de representação de mulheres negras usando hijabi, ela e sua irmã, Fátima, começaram a criar vídeos de comédia e pegadinhas. Muitos a conhecem pelo “Don’t Leave Me Challenge” e ela quer ser uma inspiração para a próxima geração de mulheres negras hijabi.

@iconicgreen1 – Fatima (Missouri) começou a criar vídeos de partidas e desafios com sua irmã, Munera. Ela percebeu que havia um público que adorou o conteúdo que ela e sua irmã estavam compartilhando e está animada para ser uma inspiração para outras mulheres negras hijabi.

@kentai.haven – Kenyon (Cordova, TN) é um matemático criativo que é conhecido por seus incríveis vídeos de adivinhação de altura. Desde jovem, ele sabia que queria mostrar ao mundo uma maneira diferente de resolver problemas. Ele acredita que a comunidade negra está sub-representada no mundo da Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, e ele quer ajudar a mudar isso.

@kissyduerre – Kissy (Saskatchewan, Canadá) é apaixonado por trazer histórias de transgêneros para os holofotes. Como mulher transgênero, ela sente que é importante usar sua plataforma para chamar a atenção para os problemas que essa comunidade enfrenta. Sua mensagem para os jovens queer é: “sua identidade de gênero não importa, contanto que você se ame e abrace a si mesmo.”

@quenwilliamss – Quen (Round Rock, TX) é uma corretora imobiliária profissional que está usando sua plataforma para ajudar a tornar a compra de uma casa acessível para a comunidade negra. Ela não viu muita representação negra no setor imobiliário e quase nenhuma representação de propriedade de casa própria em lares negros e quer mudar isso. Ela espera que seu conteúdo ajude mais pessoas de cor a terem uma casa e a criar riqueza geracional.

E tem mais…

A equipe de design também criou novos adesivos informativos para ajudar os criadores a homenagear a história e o orgulho negro. Os adesivos foram desenvolvidos para celebrar a cultura negra e homenagear as cores da bandeira pan-africana. Para usar um adesivo, o usuário só precisa abrir a bandeja de adesivos após a filmagem e adicioná-los no topo do seu vídeo.

Foto: Divulgação

Além disso, a página Sounds terá listas de reprodução especiais, banners, músicas em destaque e artistas exclusivamente negros na série de música TikTok LIVE transmitida ao longo do mês.