Tem sido um ano expressivo para o TikTok, o aplicativo atingiu quase 2,6 bilhões de downloads desde que surgiu, em 2016. Só nos três primeiros meses de 2020, o TikTok bateu o recorde mundial com 315 milhões de downloads – este é o máximo que qualquer aplicativo já registrou em um único trimestre. De acordo com a pesquisa divulgada pelo Sensor Tower, de 1º de janeiro a 17 de dezembro, o aplicativo atingiu quase 961 milhões de instalações em todo o mundo, o colocando em primeiro lugar no ranking de downloads de apps este ano. Ano passado o aplicativo havia ficado em terceiro lugar.
Com isso, o TikTok ultrapassou o Facebook e WhatsApp e passou a liderar a lista dos aplicativos mais baixados no mundo para celulares Android e iPhone (iOS), de acordo com informações são de relatório do App Annie, que traz estimativas a respeito do mercado mobile. Logo depois deles, está o Zoom, aplicativo que teve um crescimento meteórico com o advento da pandemia, que impulsionou o home office e consecutivamente as reuniões online. O aplicativo de chamadas de vídeo subiu 219 posições em 2020.
Além dele, o Google Meet também marcou presença, alcançando a sétima posição de app com maior número de downloads nas lojas virtuais. Segundo a pesquisa, houve um aumento de 200% no tempo gasto em aplicativos da categoria “Negócios”.
E tem mais…
Ainda segundo o Sensor Tower, o aplicativo gerou aproximadamente US $ 1,2 bilhão em gastos do usuário, um aumento de 627% em relação aos US $ 165,1 milhões durante o mesmo período de 2019, e foi o mais bem avaliado nos EUA.
A plataforma analisou os comentários deixados por usuários na App Store dos EUA este ano. Até 14 de dezembro, o TikTok havia recebido mais de 278.000 comentários escritos, aproximadamente 246.000 dos quais foram acompanhados por classificações de cinco e quatro estrelas. Usando essa metodologia, 88% das análises que o TikTok viu neste ano foram positivas, tornando-o o aplicativo com melhor classificação na App Store dos EUA em 2020.