A novela “Tieta“, um dos maiores sucessos da história da televisão brasileira, retorna à programação da TV Globo em dezembro, no “Vale a Pena Ver de Novo“. A trama é baseada no romance “Tieta do Agreste”, de Jorge Amado. A adptação de Aguinaldo Silva, Ana Maria Moretzsohn e Ricardo Linhares foi ao ar a partir de 1989.
LEIA MAIS:
- Carolina Dieckmann grava filme da autora de “Vai Na Fé”
- Vale Tudo: Atriz da trama original quer participar do remake
- Vale Tudo: Globo revela quem interpretará o Bartolomeu em remake
Em 2024, a novela completou 35 anos desde sua estreia, mantendo-se viva na memória dos noveleiros, que pediram nas redes sociais por sua reexibição. Por isso, a novela chega à grade da emissora em 02 de dezembro.
A trama se passa na fictícia Santana do Agreste, no Nordeste brasileiro, e conta a história de Tieta, interpretada por Claudia Ohana na primeira fase e Betty Faria na segunda. Após ser expulsa de casa por seu pai, a jovem retorna 25 anos depois, rica e decidida a se vingar de quem a humilhou.
Para incomodar a família, ela se envolve com o sobrinho, o jovem seminarista Ricardo (Cássio Gabus Mendes), filho de sua traiçoeira irmã Perpétua, agora vivida por Joana Fomm. A personagem, lembrada pelo público, vivia em um eterno luto e se tornou uma das grandes vilãs da teledramaturgia.
O elenco ainda conta com nomes com Reginaldo Faria e Yoná Magalhães, cujas atuações se tornaram memoráveis. Além disso, a novela conquistou o público com seu humor irreverente, personagens marcantes e bordões inesquecíveis, como o famoso “Eta, lelê!” de Tieta e o “Mistééério!” de Dona Milu, interpretada por Mirian Pires.
Além disso, “Tieta” também se destacou pela sua trilha sonora, que inclui artistas como Fagner e Djavan. Internacionalmente, a novela foi transmitida em diversos países e virou um marco na carreira de Betty Faria.